Outono Começa a Queimar, mas Há Muita Chuva Já em Outubro - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 23 de setembro de 2018

Outono Começa a Queimar, mas Há Muita Chuva Já em Outubro


O outono inicia-se este domingo, às 02:54, o que não significa guardar o fato de banho e a toalha de praia. Em outubro ainda poderemos dar bons mergulhos. Mas, lá para o meio do mês, prevê-se uma viragem e vai cair mais chuva que o normal.

É na noite de domingo que se dá o equinócio de outono, o que marca o início desta estação no hemisfério norte. E prolonga-se até às 22:23 do dia 21 de dezembro, dando lugar ao inverno. Só que as condições extremas, sejam as altas temperaturas do verão ou as tempestades de inverno, também acontecerão nos próximos meses.

É a conclusão geral quando se fala com meteorologistas ou outros especialistas em condições climáticas. Alegam que neste campo o grau de imprevisibilidade é muito grande apesar de toda a investigação que tem sido feita. Faltam informações importantes sobre a totalidade do planeta.

O que é garantido é que as temperaturas têm vindo a subir gradualmente e cada vez mais há lugar para condições climáticas extremas.

Mais 1,4 graus celsius em Portugal

"A temperatura em Portugal, e na Península Ibérica em geral, tem aumentado 0,2 graus celsius por década desde 1960, mais do que a média global. O que as pessoas podem esperar é a previsão de temperaturas altas ser mais frequente. Além disso, há fenómenos meteorológicos extremos, como chover muito em pouco tempo ou seca. Não é o número de dias de chuva ou de temperaturas altas mas a intensidade", explica o geofísico Filipe Duarte Santos.

Com certezas, praticamente a 100%, os especialistas defendem que só uma previsão a quatro dias, quanto muito a dez, mas aumenta o grau de imprevisibilidade.

O outono chega na madrugada de domingo, dia em quem começa uma onda de calor no país, diz Maria João Frada, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). "A nova estação começa com temperaturas muito quentes para a época do ano. Há uma subida gradual das temperaturas a partir deste sábado e vamos chegar a segunda-feira com máximas superiores a 30 graus na generalidade do território, Nas regiões do Vale do Tejo, Interior Centro e Sul haverá temperaturas entre os 35 e 39 graus". As mínimas andarão pelos 20 graus.

Alerta amarelo na maioria dos distritos

Soaram já avisos de alerta amarelo em Santarém. Lisboa, Setúbal. Évora e Beja e que, a partir de domingo, se estendem a Portalegre, Castelo Branco, Leiria e Coimbra, juntando-se-lhes, na segunda-feira, Porto e Braga.

A técnica prefere não avançar com mais previsões, embora o IPMA, as tenha até ao final de setembro, mantendo-se as temperaturas acima dos 30 graus nos distritos assinalados.

O meteorologista Costa Alves percebe a precaução, mas acha que os nove dias é o período de tempo em que as certezas são muitas, embora ressalvando que tudo pode mudar de um momento para o outro. "Até dia 30 as previsões estão publicadas, a partir daí o melhor é não arriscar. Estamos numa zona de alterações climáticas e os tempos são muito incertos".

O que, para Costa Alves é seguro, é que "vamos entrar com um outono muito quente, com temperaturas máximas a rondar os 35 graus em alguns distritos. Vamos atingir o equinócio sem as primeiras chuvas como refere o provérbio "águas verdadeiras, por S. Mateus as primeiras". E São Mateus foi sexta-feira. "A probabilidade maior é essa, mas há anos em há anos em que não aconteceu. O ano passado tivemos um outubro muito quente".

"Outubro quente, traz o diabo no ventre"
A ser assim, diz o provérbio: " outubro quente, traz o diabo no ventre". Mas, segundo o meteorologista Daniel Zaferino, um dos sócios da BestWeather, "no final da primeira quinzena de outubro há de dar-se uma viragem e, em princípio, será um outubro mais chuvoso do que o normal".

A empresa portuguesa faz as previsões com base na Copernicus Seasonal Forecast, aconselhando que as mesmas sejam revistas a cada duas a quatro semanas. Preveem: " Esperamos que os próximos três meses sejam caracterizados pela evolução de uma circulação bastante bloqueada sobre o Atlântico, com possíveis oscilações de grande amplitude que poderão trazer alguns episódios extremos sobre Portugal Continental".

Em outubro, novembro e dezembro serão caracterizados "por precipitações acima da média em especial no Norte e Centro e ligeiramente acima da média no Sul". Há tendência para haver mais chuva em outubro no Sul e em novembro e dezembro no Norte e Centro. Ao mesmo tempo, esperam "temperaturas acima da média em outubro e dentro ou ligeiramente abaixo da média em novembro e dezembro".

As alterações climáticas têm levado a alterações de medidas em várias áreas, nomeadamente no combate aos incêndios, O ano passado, a segunda onda de incêndios mais mortais teve início precisamente a 15 de outubro.

Risco de incêndio
Esta sexta-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou para o risco de incêndio "muito elevado e máximo" na generalidade dos municípios das regiões do interior Norte e Centro, Alentejo e Algarve para os próximos dias. E chama a atenção para as proibições, nomeadamente a realização de queimadas, de fogueiras para recreio ou lazer. Além de se dever ter cuidados com máquinas e equipamentos agrícolas

Este ano foi implementado o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais que é permanente. Dia 1 de outubro começa o " nível III de empenhamento" que, em relação a 2017, envolve mais 12 meios aéreos, 2834 operacionais e 456 viaturas, referem do gabinete do ministro da Administração Interna.

Também a nível da saúde, os alertas são contínuos, dependendo do tempo e não das estações do ano. O Plano de Contingência Sazonal relativo ao verão termina a 30 de setembro, mas pode ser mudado se o clima o justificar, referiu ao DN a assessoria da Direção Geral de Saúde. E esta sexta-feira lançaram um novo alerta tendo em vista a subida das temperaturas. É que, se os dias estão mais pequenos, 40 graus significam o mesmo em todas as estações.

Logo, deve-se evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas; utilizar protetor solar com fator igual ou superior a 30, procurar ambientes frescos e arejados ou climatizados durante as horas de maior calor, aumentar a ingestão de água ou de sumos de fruta natural sem adição de açúcar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, entre outros cuidados.

Fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário