Faro, Santarém e Leiria em Risco Máximo de Incêndio - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Faro, Santarém e Leiria em Risco Máximo de Incêndio


Cinco concelhos dos distritos de Faro, Santarém e Leiria apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Tavira, São Brás de Alportel e Alcoutim (Faro), Vila Nova da Barquinha (Santarém) e Alvaiázere (Leiria).

O IPMA colocou vários concelhos dos 18 distritos de Portugal continental em risco muito elevado e elevado de incêndio.

A ilha do Porto Santo e os concelhos de Machico e Santa Cruz na ilha da Madeira apresentam risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral das regiões Norte e Centro e no litoral sul até meio da manhã, podendo persistir em alguns locais da faixa costeira.

Durante a tarde, está previsto aumento de nebulosidade no interior, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada no interior Centro e Sul.

A previsão aponta também para vento fraco, soprando moderado de noroeste no litoral oeste e nas terras altas, durante a tarde, e do quadrante leste no Algarve até ao início da tarde.

Está também prevista a possibilidade de ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal no litoral Centro e descida da temperatura máxima no litoral Norte e Centro.

As temperaturas mínimas no continente vão variar entre os 14 graus Celsius (em Braga) e os 22 (em Faro) e as máximas entre os 24 graus (em Aveiro) e os 37 (em Santarém).

Para a Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado nas vertentes sul, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas no final do dia e vento fraco a moderado de nordeste, soprando por vezes forte nas terras altas.

No Funchal as temperaturas vão oscilar 21 e 27 graus.

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário