Bombeiro de Elite com 400 atletas portugueses e estrangeiros de 100 corporações em Braga - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 30 de setembro de 2018

Bombeiro de Elite com 400 atletas portugueses e estrangeiros de 100 corporações em Braga



A prova Bombeiro de Elite, que no próximo dia 13 de outubro terá a sua segunda edição, regista já a presença de cerca de 400 atletas portugueses e estrangeiros de 100 corporações de vários países, o que elevou este evento para uma das principais competições europeias.

Mas a participação na prova está ainda aberta a todos os Bombeiros do país e também do estrangeiro, sendo que estes (Bombeiros Profissionais, Voluntários e Privativos), têm um limite de 500 participantes, em face das capacidades logísticas previamente ali instaladas.

A apresentação do evento será no Miradouro do Bom Jesus e contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, do vice-presidente e o vereador da Proteção Civil de Braga, Firmino Marques, com o presidente da Confraria do Bom Jesus, Varico Pereira, com comandante da Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga, João Felgueiras, para além do com o vice-presidente da ANBP, Sérgio Carvalho, bem como do coordenador do Secretariado Regional do Norte, Ricardo Fernandes, iniciativa com individualidades e patrocinadores nesta próxima quarta-feira, 3 de outubro, às 11h30.

Subir 566 degraus com equipamento

Desafiar os bombeiros a ultrapassarem os seus limites e promover, em simultâneo, o convívio entre todos os bombeiros do país são dois dos grandes objetivos desta prova inédita, mas em que o número de tantos e tantos atletas inscritos “permite antever desde já um enorme êxito”, como acrescentou a O MINHO o coordenador, Ricardo Fernandes.

É a primeira prova, em Portugal, que tem como pano fundo um monumento português, um símbolo nacional, “uma característica que tem atraído o interesse internacional e nos permite sonhar em voar ainda mais alto nas próximas edições”, disse aquele responsável.

Este evento irá realizar-se já no dia 13 de outubro, no Bom Jesus do Monte, na cidade de Braga, com a concentração de bombeiros às 9 horas na zona do Pórtico, logo abaixo do Escadório do Bom Jesus, sendo o início da prova às 10 horas, durando toda a manhã e o público poderá assistir a toda esta prova sempre do lado esquerdo no sentido ascendente.

Esta prova consiste na subida dos 566 degraus dos Escadórios do Bom Jesus do Monte, em contra-relógio, com todos os atletas munidos do equipamento completo de proteção individual de bombeiro (Casaco de fogo, botas, calças, cogula, luvas, capacete e aparelho respiratório circuito aberto (ARICA) no menor tempo possível em sete categorias etárias.

A distância é de 615 metros, com um desnível positivo de 116 metros, num espaço de beleza única e candidata a Património Mundial da Humanidade, para a qual igualmente “pretendemos contribuir deste modo”, como disseram a O MINHO os seus organizadores.

A prova é organizada pela Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP), juntamente com ADN / Eventos Desportivos e ainda com o apoio do Município de Braga.

Fonte: ominho.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário