Quartel dos Bombeiros de Monchique na Linha de Fogo - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Quartel dos Bombeiros de Monchique na Linha de Fogo


Várias casas estão ameaçadas pelas chamas que estão cada vez mais perto das termas de Monchique. O quartel dos Bombeiros e o convento estão na linha de fogo.

O fogo aproxima-se da vila de Monchique. Segundo foi possível apurar, as chamas estarão a menos de 500 metros do quartel do bombeiros locais. O convento de Nossa Senhora do Desterro, nas imediações, também está em risco.

Ao início da noite as chamas aproximaram-se das termas de Monchique. A encosta foi consumida pelo fogo e várias casas nas imediações estão em risco, constatou o JN no local.

Há cerca de 15 a 20 casas ameaçadas pelas chamas na zona das Caldas de Monchique, a cerca de cinco quilómetros do centro de Monchique. Algum do edificado já ardeu, não sendo possível aferir, de momento, se seriam casas de habitação ou outro tipo de construção.

A situação agrava-se ao início da noite, com as chamas impelidas por vento forte de norte. A situação nas Termas de Monchique, a cerca de cinco quilómetros do centro da vila, está aparentemente controlada, com muitos meios no local, entre operacionais e veículos.

O incêndio que pelo quarto dia lavra em Monchique, no Algarve, voltou a agravar-se esta segunda-feira e o quadro geral da operação é neste momento "muito complexo".

"A situação infelizmente alterou-se, tínhamos uma situação mais favorável e registaram-se várias projeções, as quais tiveram um comportamento bastante violento", assumiu o segundo comandante operacional distrital da Proteção Civil de Faro, Abel Gomes.

No terreno continuam a operar cerca de 1140 operacionais, apoiados por 357 veículos e um total de 24 máquinas de rasto.

A apoiar no combate estiveram cinco helicópteros, três parelhas de aviões nacionais e três aviões espanhóis, sendo que, segundo Abel Gomes, todos estiveram ao combate e operacionais.

De acordo com aquele responsável, as zonas "muito sensíveis" que não estavam consolidadas "reativaram e com grande intensidade", o que, face à meteorologia que continua adversa, faz deste um "incêndio de grande dimensão".

JN

Sem comentários:

Enviar um comentário