POSIT: Ponto de Situação - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 5 de agosto de 2018

POSIT: Ponto de Situação


Mais de 1.300 bombeiros estavam hoje pelas 13:00 a combater 24 incêndios em Portugal continental, sendo que apenas cinco fogos se encontravam em curso, estando os restantes em fase de resolução ou conclusão.

Segundo a página da Proteção Civil, pelas 13:00 de hoje havia 845 bombeiros a combater cinco incêndios rurais ou florestais em curso: nos concelhos de Monchique, Vila do Bispo, Braga, Santa Maria da Feira e Reguengos de Monsaraz.

O incêndio de Monchique é o que lavra há mais tempo e mobiliza mais meios.

Em todos os incêndios no país estão mobilizadas mais de 370 viaturas e 14 meios aéreos.

O incêndio na serra de Monchique, Algarve, já atingiu manchas florestais no concelho vizinho de Odemira, Alentejo, onde uma pequena aldeia foi evacuada por precaução, disse hoje à agência Lusa o presidente do município alentejano.

Segundo José Alberto Guerreiro, o fogo "tem andado no limite entre o Algarve e o Alentejo" e queimou "cerca de 30 hectares" na serra de Algares, na Freguesia de S. Teotónio, em Odemira (Beja), contígua à serra de Monchique (Faro).

Como medida de prevenção, no sábado à noite foi evacuada a pequena aldeia de Moitinhas, tendo os cerca de 20 moradores passado a noite no centro sociocultural de Saboia, referiu o autarca.

"Hoje de manhã, o fogo estava a cerca e dois quilómetros da aldeia de Moitinhas", relatou José Alberto Guerreiro, indicando que se trata de uma "zona com bastante eucaliptal, mas pouco habitada e com melhores acessos" do que na zona de Monchique.

O autarca avançou ainda que a Proteção Civil deverá instalar um posto de comando no lado do Alentejo, no concelho de Odemira.

O incêndio na serra de Monchique, que deflagrou na sexta-feira na zona da Perna da Negra, estava, cerca das 13:00 de hoje, a ser combatido por 791 operacionais, com o apoio de 208 viaturas e 12 meios aéreos, segundo a página na internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Sem comentários:

Enviar um comentário