Piloto Inexperiente em Acidente Trágico em Tomar - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Piloto Inexperiente em Acidente Trágico em Tomar


A queda de um ultraleve Land Africa Impala que provocou a morte a dois homens - o piloto, de 41 anos, e o passageiro, de 29 - , em setembro de 2015, no Campo de Voo de Valdonas, em Tomar, foi causada sobretudo pela "pouca ou nenhuma experiência do piloto nas técnicas de recuperação de espirais descendentes". 

Esta é a conclusão de quase três anos de investigação do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF). O gabinete aponta ainda a perda de controle em voo baixo (a 600 pés), "devido à entrada em espiral descendente causada por volta a baixa velocidade". No relatório, onde foi estabelecido que esta "recomendação de segurança não constitui, em caso algum, presunção de culpa ou de responsabilidade", ficou provado que o voo estava autorizado, o piloto era devidamente qualificado e que não havia problemas técnicos com a aeronave. As mortes ocorreram na sequência da queda, quando os dois tripulantes ficaram encarcerados entre os escombros da aeronave destruída. 

Na conclusão, o GPIAAF recomenda à empresa BRM Construções Aeronáuticas, responsável pela produção do modelo Africa Impala, para que proceda à revisão dos manuais da aeronave de forma a disponibilizar mais dados de voo, incluindo técnicas demonstradas de recuperação de altitudes anormais. "Estes dados deverão ter como suporte um programa de voos de teste devidamente aprovado pela autoridade competente", frisou o GPIAAF.

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário