Desde Janeiro em Espanha Ardeu Metade da Área que Ardeu em Portugal - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Desde Janeiro em Espanha Ardeu Metade da Área que Ardeu em Portugal


Divulgámos aqui recentemente que em Portugal arderam cerca de 35 mil hectares de floresta desde o princípio do ano até meados de Agosto. No mesmo período ardeu em Espanha uma área de 17,8 mil hectares em incêndios rurais.

Espanha tem uma superfície 5,5 superior à superfície de Portugal (504 mil Km2 contra 92 mil Km2). Tem um clima idêntico, assim como a morfologia árborea. Ainda assim, registaram-se menos incêndios rurais no país vizinho (4500) que em Portugal (7700), considerado o mesmo período do presente ano de 2018. Em termos de superfície ardida a diferença ainda é maior, exactamente metade em Espanha que em Portugal.

Este foi em Espanha o ano (dos últimos dez anos) com menos área ardida. Portugal também melhorou muito os números dos anos anteriores e se não tivesse sido o grande incêndio de Monchique possivelmente seria batido um recorde absoluto de menos área ardida das últimas décadas, embora o tempo (com temperaturas abaixo da média) no princípio deste Verão também muito tivesse contribuído para isso.

Este ano em Espanha 40% da área ardida aconteceu na zona Mediterânica, enquanto em Portugal esse número se aproximou dos 80%, devido precisamente ao incêndio de Monchique, localizado em zona considerada mediterrânica. De qualquer maneira, e apesar das diferenças de tamanho dos territórios, desde há muitos anos que Portugal "consegue" ficar sempre à frente de Espanha em número de incêndios rurais e em área ardida.

Fonte: O Instalador

Sem comentários:

Enviar um comentário