Xavier Viegas diz que Países Nórdicos "Devem Preparar-se para os Fogos" - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Xavier Viegas diz que Países Nórdicos "Devem Preparar-se para os Fogos"


O especialista em incêndios florestais Domingos Xavier Viegas disse hoje que a Suécia e outros países nórdicos têm de preparar-se para os fogos, que tendem a verificar-se também nessas regiões devido às alterações climáticas.

O investigador da Universidade de Coimbra (UC) salientou que a Suécia, que está a enfrentar uma quantidade anormal de incêndios, tendo já pedido ajuda aos parceiros da União Europeia para os combater, tem vindo a preparar-se para o problema, "sobretudo desde o grande incêndio" que afetou esse país do norte da Europa em 2015.

Com as alterações climáticas e "valores extremos" de seca e pluviosidade, um pouco por todo o mundo, os estados têm de preparar-se para enfrentar as diferentes calamidades naturais, que "podem acontecer" onde e em épocas do ano a que as populações não estavam habituadas, defendeu.

Domingos Xavier Viegas falava à agência Lusa na Lousã, distrito de Coimbra, à margem de uma cerimónia em que o Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da UC, que o investigador lidera e que integra a Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), assinou um protocolo de colaboração com a GNR.

Na sessão, a Guarda Nacional Republicana fez-se representar pelo comandante operacional, o major-general Rui Clero, e outros militares da corporação.

Noticias ao Minuto

Sem comentários:

Enviar um comentário