Apesar do Verão Tímido, Risco de Incêndio Ameaça Vários Concelhos - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 24 de julho de 2018

Apesar do Verão Tímido, Risco de Incêndio Ameaça Vários Concelhos


Alcoutim, no distrito de Faro, está hoje em risco máximo de incêndio e 26 concelhos do país estão em risco muito elevado, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). 

De acordo com o IPMA, em risco muito elevado de incêndio estão 26 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu e Bragança.

O IPMA colocou ainda mais de 50 concelhos dos distritos de Faro, Évora, Beja, Portalegre, Castelo Branco, Lisboa, Santarém, Coimbra, Viseu, Guarda, Porto, Aveiro, Braga, Vila Real e Bragança em risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para esta terça-feira no Continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no Litoral Oeste e no Interior do Alentejo até final da manhã, nebulosidade que pode persistir no Litoral Norte e Centro ao longo do dia.

Está também prevista a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no Litoral Norte e Centro até ao fim da manhã e vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado no litoral oeste e nas terras altas durante a tarde.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida da temperatura máxima nas regiões do Interior.

As temperaturas mínimas no Continente vão oscilar entre os 12 graus celsius (na Guarda) e os 19 (em Aveiro) e as máximas entre os 23 (no Porto e em Viana do Castelo) e os 30 (em Évora, Beja, Castelo Branco e Bragança).

Atenção à exposição aos UV. Évora, Beja e Porto Santo com risco extremo

Os distritos de Évora e Beja e a ilha do Porto Santo apresentam esta terça-feira risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV). Por causa deste risco extremo previsto, o IPMA recomenda que se evite o mais possível a exposição ao sol.

O IPMA colocou também em risco muito elevado de exposição aos UV os distritos do Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Lisboa, Setúbal e Faro, a ilha da Madeira e Flores, Faial, Terceira e São Miguel, nos Açores.

Em risco elevado estão os distritos de Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Coimbra e Leiria.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

Noticias ao Minuto

Sem comentários:

Enviar um comentário