Professor Salva Aluno no Balneário da Escola em Mangualde - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 8 de junho de 2018

Professor Salva Aluno no Balneário da Escola em Mangualde


Um aluno do 11º ano sofreu uma paragem cardiorrespiratória após aula de Educação Física FORMAÇÃO → Docente com curso de Suporte Básico de Vida utilizou o desfibrilhador automático

Bruno Soares é o professor que fez as manobras e conseguiu reanimar o aluno Lucas Neves, do 11º ano

Um aluno da Escola Secundária Felismina Alcântara, em Mangualde, sofreu uma paragem cardiorrespiratória no balneário do ginásio mas acabou por ser salvo por um professor. E tudo graças à aposta da direção da escola que há um ano formou cerca de 30 docentes e não docentes com o curso de Suporte Básico de Vida (SBV) com Desfibrilhação Automática Externa (DAE), certificado pelo INEM.

Tudo aconteceu a 10 de abril, pelas 12h00. Lucas Neves, de 18 anos, após terminar a aula de Educação Física, vestiu-se e preparava-se para continuar o dia normal de aulas. Mas ainda no balneário, o jovem que frequenta o 11º ano caiu inanimado, para desespero dos colegas, que de imediato chamaram o professor. Perante a gravidade da situação, o docente chamou o professor Bruno Soares, de 43 anos, que também leciona Educação Física e completou o curso SBV com DAE. “Quando cheguei não sabia o que me esperava. Fiz a avaliação tal como me tinham ensinado e confirmei a paragem cardiorrespiratória. Pedi para irem buscar o desfibrilhador e nesse intervalo iniciei as manobras de suporte básico de vida. De- pois segui as instruções do aparelho até à chegada dos bombeiros”, explicou ontem ao CM o professor ‘herói’ que não tem dúvidas que se não fosse a sua intervenção “o aluno não teria sobrevivido”.

Agnelo Figueiredo partilha a mesma opinião. “Ainda bem que investimos nos três desfibrilhadores que estão nas escolas do agrupamento e nas formações. Estamos felizes porque só assim conseguimos salvar uma vida”, frisou o diretor do Agrupamento de Escolas de Mangualde.

Lucas Neves esteve internado nos cuidados intensivos do Hospital de Viseu durante quase um mês. Atualmente, está a cumprir um programa de reabilitação e ainda não voltou às salas de aula.

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário