INEM Multado em Ações de Socorro - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 14 de junho de 2018

INEM Multado em Ações de Socorro


Dezenas de técnicos e enfermeiros do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão a ser notificados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) para pagar multas que chegam aos 300 euros. 

Isto porque foram apanhados em excesso de velocidade a conduzir veículos do INEM quando iam em missão de socorro. Ao que o CM apurou, a situação está a causar a revolta dos profissionais porque, além do valor das multas ser avultado, a notificação informa que perdem três pontos na carta e ficam inibidos de conduzir entre dois a 24 meses. 

Num dos casos, uma técnica do INEM foi apanhada a 181 km/hora num local onde o limite era de 120 km/hora. Ia em situação de emergência para tentar salvar uma vítima em paragem cardiorrespiratória. Fonte do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) diz que "os profissionais sentem-se limitados no exercício da sua profissão", quando o que está em causa "é o socorro às pessoas". Segundo a mesma fonte, o INEM identifica o condutor do veículo e tem enviado a justificação de emergência, mas a ANSR , pelos vistos, ignorou a situação. 

Contactada pelo CM, fonte do INEM disse que ANSR informou que iria rever os autos no sentido de passarem, à semelhança do que acontecia anteriormente, a possibilitar a justificação de marcha de urgência e o consequente arquivamento do processo. Para avaliar a situação, o INEM solicitou à ANSR nova reunião, que terá lugar na próxima semana.

Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário