CIM do Tâmega e Sousa Vai Ter Brigada de Sapadores Florestais - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 28 de junho de 2018

CIM do Tâmega e Sousa Vai Ter Brigada de Sapadores Florestais


A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS) vai dispor de uma nova brigada de sapadores florestais, constituída por três equipas, num total de 15 elementos, com sede em Baião, informou, esta terça-feira, Silvino Sousa, técnico do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Ao Verdadeiro Olhar, Silvino Sousa adiantou que está em fase de lançamento a concurso da nova brigada de sapadores florestais. “O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas está empenhado em ajudar, mas sabemos que a criação de uma estrutura destas demora o seu tempo”, frisou, salientado que esta brigada será uma mais-valia para a região.

A  criação desta brigada enquadra-se numa candidatura que a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS) aprovou junto do Fundo Florestal Permanente, que preconiza a criação de 100 novas equipas de sapadores florestais. A nova estrutura dará assistência aos 11 municípios que integram a CIM-TS.

A brigada terá como propósitos actuar no âmbito “da instalação e manutenção da rede primária de defesa da floresta contra incêndios, nas acções de consolidação e pós-fogo, bem como nas acções de estabilização de emergência”.

Pretende-se simultaneamente que a brigada contribua para aumentar a área de intervenção com acções de redução de combustível e a resiliência do território aos incêndios florestais, reforçar a vigilância antes e pós-incêndio assim como fazer a primeira intervenção em incêndios nascentes.

Verdadeiro Olhar

Sem comentários:

Enviar um comentário