Madeira Aprova Plano de Combate com Helicóptero de Ataque Inicial - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Madeira Aprova Plano de Combate com Helicóptero de Ataque Inicial


O Conselho do Governo Regional da Madeira aprovou hoje o Plano Operacional de Combate aos Incêndios Florestais (POCIF) para 2018 que, pela primeira vez, dispõe de um helicóptero de ataque inicial.

O POCIF vigorará entre os dias 15 de junho e 15 de outubro, podendo este período ser prolongado.

O dispositivo do POCIF 2018 contará pela primeira vez com um helicóptero de ataque inicial (HEATI), com a respetiva equipa helitransportada, baseados na sede do Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM.

Implementado pela primeira vez em 2015, este plano assenta na constituição de um dispositivo especial de patrulhamento, vigilância, deteção e combate a incêndios, que garante em permanência uma resposta operacional rápida e adequada a fogos em fase inicial, impedindo assim a sua propagação.

De acordo com o Governo, para 2018 são introduzidas alterações que visam melhorias da resposta do dispositivo terrestre e maximização do comando, controlo e comunicações.

O Centro Integrado de Comunicações do CROS passará a ter na sua constituição um elemento dos quadros de Comando dos Corpos de Bombeiros da RAM, que garantirá a monitorização e coordenação do dispositivo do POCIF 2018, bem como a coordenação do ataque inicial.

O Conselho do Governo autorizou a abertura do procedimento de hasta pública de arrendamento do espaço destinado a cafetaria no imóvel designado por "Fortaleza de São João Baptista", também conhecido como "Fortaleza do Pico", freguesia de São Pedro, concelho do Funchal.

O Governo, entre outras medidas, deu parecer positivo à proposta de Relatório Anual de Execução do Programa Operacional da Região Autónoma da Madeira (também designado por "Madeira 14-20"), referente ao ano de 2017, a submeter à Comissão de Acompanhamento do Programa.

Fonte: Noticias ao Minuto

Sem comentários:

Enviar um comentário