Opinião: Enfermeiros Referem que os Bombeiros são "Analfabetos" - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Opinião: Enfermeiros Referem que os Bombeiros são "Analfabetos"


Artigo de opinião

Alguns enfermeiros referem que os Bombeiros são "analfabetos" e que a formação destes "não garante a qualidade dos cuidados de saúde prestados ao cidadão". São 600 anos ao serviço de Portugal e dos Portugueses.

Referem ainda que os corpos de bombeiros "não dispõem de condições financeiras para pagar a referida formação", mas auferem de entidades que ministram formação nesses mesmos corpos de bombeiros, maioritariamente os Bombeiros são Voluntários, e são, porque são feitos de um filamento que poucos enfermeiros conhecem.

Se os Bombeiros pagam a formação, o que é louvável, denota que se querem instruir, já que não há enfermeiros a ministrar formação voluntariamente, os Bombeiros tem que a pagar, e fazem-no para melhor servir, tendo como objetivo - vidas salvas. Pagam-na também, porque infelizmente verificam os bloqueios produzidos na evolução da sua formação, bloqueios óbvios e públicos.

Por outro lado, existem Enfermeiros, que merecem o meu total respeito, aqueles que não criticam, apoiam e ensinam - aqueles que antes de serem enfermeiros, não se esqueceram que são Bombeiros, outros, esqueceram-se!

Ironicamente, não referem os mesmos enfermeiros, que são formadores da área pré-hospitalar, por vezes em mais do que uma entidade, que auferem por conta da formação ministrada que referem que "não garante a qualidade dos cuidados de saúde prestados ao cidadão", no mínimo irónico, ou talvez não, talvez seja eu que seja analfabeto.

Ou seja, mesmo sendo esta miserável, eles ministram-na, não importa a qualidade desta, interessa sim o pagamento pela sua ministração.

Ninguém refere que, muitos dos atuais enfermeiros, começaram nos Corpos de Bombeiros, onde fizeram o TAT e o TAS, haja no mínimo respeito…

Poderiam estes, visto serem seres letrados, ajudar e motivar os alegadamente "menos providos de conhecimentos culturais" e com "défice formativo", a sua superioridade é de tal ordem que os agridem psicologicamente!

Nunca os Bombeiros quiseram o lugar dos enfermeiros, e simplesmente porque o nosso lugar, ninguém nos tira, e porque sabemos que para tudo existem marcos, existe um caminho a percorrer, os Bombeiros, querem apenas e tão somente, uma carreira no pré-hospitalar, uma especialidade e fazer aquilo que lhes compete, prestar o melhor socorro à vitima – mas para isso reclamam mais, e melhor formação, tendo perfeita noção que podem dar mais e podem ser mais – objetivo Vidas Salvas.

Pena, que não saibam de que fibra é feito um Bombeiro!

Os Bombeiros merecem respeito!

Não é na época dos incêndios florestais, que se solidarizam com eles, para ficar bonito.

Carlos Silva
Presidente do CD

Artigo original AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário