Jovem de 18 anos morre em despiste de autocarro à vinda de Espanha (fotos) - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Jovem de 18 anos morre em despiste de autocarro à vinda de Espanha (fotos)


Um autocarro, em que seguiam 48 jovens, com idades entre os 17 e 20 anos, despistou-se este domingo, em Nisa, Portalegre. Há uma vítima mortal, um rapaz, com cerca de 18 anos, da Covilhã.

A vítima mortal era da freguesia do Tortosendo, na Covilhã e tinha uma irmã gémea que também seguia no mesmo autocarro. O corpo da vítima foi transportado para o Hospital de Portalegre. Além do motorista, o autocarro transportava 48 passageiros.

O secretário de Estado Adjunto da Saúde, Fernando Araújo, que se deslocou ao Hospital de Abrantes, assegurou que nenhum dos cerca de 13 feridos que para ali foram transportados inspirava gravidade e 12 destes poderiam ter alta nas próximas horas. Os exames feitos à jovem de 18 anos, que se suspeitava ter sofrido um traumatismo craniano, "não demonstraram lesões graves".

Fernando Araújo acrescentou que 16 dos feridos, entre eles o motorista do autocarro, transferidos para Portalegre, e os outros quatro conduzidos para Castelo Branco apresentavam todos ferimentos ligeiros. Os restantes 15 passageiros foram assistidos no local do acidente e transportados para Nisa para serem acolhidos pelo Serviço Municipal de Proteção Civil.

O acidente ocorreu no IP2, entre o nó do Arez e a Barragem do Fratel, pelas 17.56 horas de domingo. A circulação esteve completamente interrompida durante horas. A viatura acidentada foi retirada às 22.43 horas e a via reaberta ao trânsito pelas 23.10 horas.

A viatura vinha de Espanha e trazia alunos da Covilhã que estavam a terminar uma viagem de finalistas. Alguns pertencem ao Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, na Covilhã. Mas também há estudantes de Belmonte.

Ao que o JN apurou este grupo de finalistas era transportado em mais do que um autocarro e por isso os alunos podem ter trocado de veículo. Muitos destes estudantes são amigos desde a infância.

"Na altura do acidente a situação climatérica era muito adversa e esta é uma zona perigosa e propensa a acidentes", disse Rui Conchinha, comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro de Portalegre. As causas do despiste, que deixou o autocarro tombado na via cortando-a por completo, estão a ser investigadas pela GNR. Nas viagens de longo curso devem levar mais do que um motorista e não há registo de isso ter acontecido nesta.

Segundo um colaborador da Xtravel, empresa que organizou a viagem, citado pela agência Lusa, o condutor pertence a uma empresa contratada para fazer o serviço, não adiantando mais pormenores sobre esta questão.

Dois diretores da Xtravel deslocaram-se ao local do acidente. A agência de viagens tem na sua página da internet contactos para situações de emergência. O número atribuído à região centro é o 926 152 740.

De acordo com a página oficial da Proteção Civil, no local estiveram 80 operacionais, apoiados por 31 veículos e um meio aéreo. As operações de remoção do autocarro e de limpeza da via começaram antes das 22 horas.

JN






Sem comentários:

Enviar um comentário