Governo Português Já Garantiu a Contratação de Quase Todos os Meios Aéreos - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Governo Português Já Garantiu a Contratação de Quase Todos os Meios Aéreos


O Governo português já garantiu a contratação de quase todos os meios aéreos prometidos para estarem operacionais durante a época crítica de fogos. O CM sabe que o secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, reuniu-se na sexta-feira de Páscoa (dia 30 de março) com representantes da empresa italiana Eurotech e chegou a acordo para a disponibilização de 28 helicópteros.

Trata-se de um contrato por ajuste direto, depois de os dois concursos públicos internacionais terem ‘rebentado’: as empresas concorrentes apresentaram propostas que eram o dobro do limite imposto pela tutela – 30 milhões de euros –, um escândalo que levou o primeiro-ministro, António Costa, a apelar à intervenção da Procuradoria-Geral da República por suspeitas de cartelização no processo. 

O CM pediu esclarecimentos ao Ministério da Administração Interna sobre o contrato com a Eurotech, mas a única resposta que obteve foi a certeza de que "vai haver helicópteros e aviões disponíveis todo o ano e que o Governo vai usar todos os meios necessários para garantir a segurança de pessoas e bens". O valor não foi ainda divulgado. 

Segundo o CM apurou, a Eurotech já tem disponíveis vários helicópteros, mas não a totalidade exigida pelo Governo português. Esta empresa, que é parceira da Everjets (envolvida na polémica gestão dos Kamov), esteve nas últimas semanas a tentar subcontratar os serviços de três helicópteros Ecureuil B3 e sete B2 junto de empresas espanholas para preencher as faltas.

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário