Doentes que recusem transporte hospitalar preenchem termo de responsabilidade - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 3 de abril de 2018

Doentes que recusem transporte hospitalar preenchem termo de responsabilidade


Os utentes que recusarem, por qualquer razão, o transporte hospitalar, deverão preencher e assinar um termo de responsabilidade, que deverá ser posteriormente anexado ao processo clínico do utente. 

A norma consta de um projeto de regulamento para transferências de utentes entre estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde, da Entidade Reguladora da Saúde, que está em consulta pública a partir de hoje, até dia 16 de maio. 

As regras aplicam-se às transferências de utentes, realizadas "entre todos os estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde do setor público, privado, cooperativo e social". As normas não se aplicam, contudo, ao transporte pré–hospitalar e ao transporte de utentes não urgentes. O documento prevê que o transporte seja feito por uma equipa médica e obriga ainda a que, ao transferir o utente para outra unidade de saúde, o estabelecimento de origem o faça acompanhar do "plano de cuidados, carta de acompanhamento da transferência, relatório médico justificativo e ainda a respetiva informação clínica". 

É ainda responsabilidade do estabelecimento de origem realizar um contacto prévio com o estabelecimento de destino, bem como assegurar a disponibilidade de meios de transporte adequados à efetivação da transferência em tempo útil e adequado.

Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário