Queimadas e fogo posto entre as principais causas dos fogos de outubro - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 21 de março de 2018

Queimadas e fogo posto entre as principais causas dos fogos de outubro


As queimadas e o fogo posto foram as duas principais causas das mais de 900 ignições registadas nos incêndios de outubro, revelou hoje o relatório da Comissão Técnica Independente aos incêndios, que considera também preocupante o número de reacendimentos. 

O número de total de ignições (de fogachos e de incêndios florestais e agrícolas) iniciadas nos dias 14, 15 e 16 de outubro de 2017 e registadas no Sistema de Gestão de Informação de Incêndios Florestais (SGIF), do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) "foi de 206, 495 e 213 respetivamente", revelou a comissão técnica independente aos incêndios no relatório entregue no Parlamento. Para a comissão técnica, estes números são "excessivos tendo em conta a capacidade do dispositivo de combate em fazer face a um grande número de ocorrências simultâneas", mas não diferem "significativamente dos valores históricos" verificados entre 2001 e 2017. 

O relatório conclui que entre "as causas mais frequentes" das ignições estão as queimadas, responsáveis por "33,0% das ocorrências determinadas dos dias 14 a 16 de outubro e por 30,9% no período de referência". Quanto ao incendiarismo (ato de provocar voluntariamente um incêndio), o relatório atribui-lhe 35,9% das ignições nos três dias de outubro, contra "32,5% no período de referência". Os reacendimentos surgem como responsáveis por "23,6% das ocorrências nos três dias de outubro em comparação com 18,0% no período de referência".

Correio da manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário