Realizou-se a apresentação pública da equipa de Sapadores Florestais dos Bombeiros de Lamego, simbolicamente no Dia Internacional das Florestas.
Das várias conclusões a retirar dos trágicos acontecimentos do último ano relacionados com os incêndios florestais, resulta a necessidade e obrigatoriedade da limpeza e ordenamento da floresta, como pilar principal para diminuir o impacto que os incêndios têm na vida de todos nós.
Antevendo um acréscimo da procura de serviços nesta área de atividade, que apesar de não corresponder à missão principal do Corpo de Bombeiros, está com ela relacionada, é entendida como uma oportunidade de negócio cujos recursos financeiros captados serviriam para a modernização progressiva dos bombeiros, através do reequipamento e da formação contínua.
Lamego passa assim a ter uma equipa permanente de Bombeiros Sapadores Florestais para "diminuir o risco de incêndios" e contribuir para a "valorização do património florestal" do município.
A nova equipa de operacionais, será composta por cinco elementos, auxiliados por uma viatura todo-o-terreno totalmente equipada. Um investimento de aproximadamente dez mil euros para a Associação Humanitária dos Bombeiros de Lamego.
"Esta é uma medida fundamental para garantirmos boas condições de prevenção. A partir de agora, passamos a contar com uma equipa em permanência e a ter os meios para que esse trabalho de prevenção possa ser mais abrangente em termos territoriais e com resultados mais qualificados", referiu o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lamego, Hélder Santos.
Segundo o Vice-presidente do Município de Lamego, Eng. António Manuel Alves, esta equipa "vai contribuir para que Lamego passe a ter uma resposta mais eficaz" na prevenção de incêndios, cabendo aos operacionais ações de silvicultura preventiva, nomeadamente na limpeza de matos e realização de fogos controlados.
Os Sapadores Florestais dos Bombeiros de Lamego, vão ainda ter um papel ativo na "vigilância, assim como irão desenvolver ações de sensibilização junto da população para as normas de conduta na prevenção, uso de fogo e limpeza das florestas.
©Rádio Douro Nacional
Sem comentários:
Enviar um comentário