Inicio do DECIF 2018 Já tem Data Marcada - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Inicio do DECIF 2018 Já tem Data Marcada


O DECIF 2018 na realidade até já começou um pouco por todo o país com várias ignições um pouco por todo o lado.

Estou farto de ver os bombeiros a serem esquecidos,humilhados e mesmo roubados. 

Já vimos que a liga está a servir lobis, que o governo ignora os bombeiros e contínua a sua acção desenfreada de controlar o sector da PC com os GIPS E SF. E nós bombeiros continuamos sem nada fazer. 

Será que está ai alguém, será que não está na hora de todos mas mesmo todos tomarem uma atitude.

Porque se nada fizer-mos, entretanto estaremos a mendigar um lugar na sociedade e a pedir desculpa por sermos o que mais gostamos BOMBEIROS. 

O ministro da Administração interna, Eduardo Cabrita, anunciou que a Guarda Nacional Republicana (GNR) vai participar no combate aos incêndios em todo o país. A intervenção da GNR neste domínio, que, atualmente, só existe em 11 distritos, vai ser alargada a todo o território nacional.

O ministro da Administração Interna adiantou ainda que irá começar já na próxima semana a formação dos militares da GNR que vão reforçar as equipas de combate aos incêndios, no verão.

"Entrarão em formação na próxima semana, em Portalegre, 600 novos elementos da Guarda Nacional Republicana, que vão permitir à GNR mobilizar 500 elementos para o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro, que passarão a fazer ataque inicial [aos fogos] em todo o país (...) e a dispor também de companhias de ataque ampliado, e mais 100 elementos para a estrutura de proteção da natureza e do ambiente", disse Eduardo Cabrita.

E sabem o melhor? nem imaginam os veículos que estão para chegar para esta força, verdadeiros "ferraris" como à algum tempo atrás alguém dizia que os bombeiros queriam.

Os sapadores florestais vão contar com mais 100 equipas, e diz o Despacho n.º 730-B/2018 publicado em Diário da República a 16 de janeiro de 2018 e emanado do Gabinete do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural dá o pontapé de saída para o concurso para 100 novas equipas de sapadores florestais.

Ao despacho agora divulgado faltará juntar o concurso subsequente para dar provimento às respetivas vagas que deverão totalizar os 500 efetivos (cinco por equipa de sapador florestal) e que se iniciará logo que sejam definidas quais as candidaturas às brigadas e às equipas de sapadores florestais que deverão ser criadas.

Desde já foram divulgados alguns aspetos importantes sobre as intenções do governo quanto ao processo de escolha da localização geográfica das equipas de sapadores e ainda alguns detalhes sobre o processo de recrutamento e capacitação que se seguirá.

As 100 equipas de sapadores vêm reforçar as atuais 292 existentes, garantido que todas as Comunidades Intermunicipais e as Áreas Metropolitanas estejam servidas por estes recursos, bem como a freguesias identificadas como zonas de intervenção prioritária (ZIP). O objetivo será, a médio prazo, passar-se das referidas 292 equipas para cerca de 500 equipas de sapadores florestais.

Custa-me muito ver isto, ver os bombeiros a serem desintegrados dia após dia sem que ninguém faça o que quer que seja para nos defender.

Aplaudo de pé todas as forças que estejam envolvidas no combate a incêndios, desde GIPS, Sapadores Florestais, Afocelca entre outras, mas caramba, haja igualdade, haja justiça, sejam coerentes e distribuam os equipamentos igualmente por todos e não se esqueçam daqueles que contam com mais de 600 anos de história.

Na ultima semana temos assistido a incêndios atrás de incêndios e os protagonistas são sempre os mesmos, BOMBEIROS, afinal, onde estão as outras forças? Será que são só para a chamada época critica? Será que o país só precisa deles de Junho a Outubro? Então não foi dito pelos nossos governantes que iriam deixar de existir "fases" definidas? 

Caríssimos, custa-me imenso dizer isto, mas os Bombeiros estão a passar à história, os Bombeiros são cada vez menos valorizados, e acreditem que é só uma questão de tempo até sermos completamente retirados do combate.

Peço desculpa se o titulo do artigo induziu alguém em erro, mas a verdade é mesmo esta, o DECIF 2018 já iniciou a 1 de Janeiro logo após o primeiro incêndio florestal do ano.

José Filipe
Vida de Bombeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário