O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recebeu hoje, dia 5 de fevereiro, a Certificação de Nível Bom atribuído pelo Comité de Certificação do Departamento da Qualidade na Saúde, da Direção Geral da Saúde, tornando-se assim a primeira entidade a receber em Portugal este reconhecimento externo.
Esta certificação seguiu o modelo adotado pelo Ministério da Saúde Português para a Acreditação de acordo com o Manual de Standards de Unidades de Urgência e Emergência e abrange a totalidade da atividade operacional de emergência médica do INEM, designadamente dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e dos meios de emergência operados diretamente pelo Instituto.
O modelo ACSA Internacional assenta em caraterísticas que orientam a sua atividade no sentido de promover e garantir a qualidade e a melhoria contínua dos serviços de saúde. O Manual de Standards de Unidades de Urgência e Emergência está estruturado em cinco pilares básicos – o cidadão como centro do sistema de saúde; a organização da atividade centrada na pessoa; os profissionais; os processos de suporte; e os resultados – e onze critérios que pretendem valorizar:
a pessoa como sujeito ativo;
a acessibilidade e continuidade assistencial;
a informação clínica;
a gestão por processos assistenciais;
a promoção da saúde e qualidade de vida;
direção e planeamento estratégico;
os profissionais;
os processos de suporte;
os resultados.
Em todas estas áreas o INEM demonstrou, em cerca de 12 meses, evidência de cumprimento da totalidade dos standards obrigatórios. Com esta certificação, o INEM vê assim reconhecido o seu esforço constante de melhoria contínua, nomeadamente na sua atividade principal de prestação de cuidados de emergência médica pré-hospitalar.
O processo de certificação pelo Manual de Standards de Unidades de Urgência e Emergência concorre para a qualidade dos cuidados prestados aos cidadãos apresentando uma metodologia de trabalho que visa impulsionar as Unidades de Urgência e Emergência para a implementação de processos de gestão, garantia da qualidade e de melhoria contínua.
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