INEM com Certificação Inédita em Portugal - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

INEM com Certificação Inédita em Portugal

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recebeu esta segunda feira, dia 5 de fevereiro, a Certificação de Nível Bom, pelo Comité de Certificação do Departamento da Qualidade na Saúde, da Direção-Geral da Saúde. O INEM torna-se assim a primeira entidade a receber em Portugal este conhecimento externo.

Esta certificação seguiu o modelo adotado pelo Ministério da Saúde português para a acreditação de acordo com o Manual de Standards de Unidades de Urgência e Emergência, estruturado em cinco pilares básicos: o cidadão como centro do sistema de saúde, a organização da atividade centrada na pessoa, os profissionais, os processos de suporte e os resultados. Para além desses pilares, o Manual tem ainda em conta outros 11 critérios, entre os quais a acessibilidade e continuidade assistencial, informação clínica, gestão por processos assistenciais e promoção da saúde e qualidade de vida. O INEM demonstrou, em cerca de 12 meses, evidência de cumprimento da totalidade dos standards obrigatórios.

Em comunicado, o Instituto considera que "com esta certificação, o INEM vê assim reconhecido o seu esforço constante de melhoria contínua, nomeadamente na sua atividade principal de prestação de cuidados de emergência médica pré-hospitalar".

O processo de certificação pelo Manual de Standards de Unidades de Urgência e Emergência concorre para a qualidade dos cuidados prestados aos cidadãos, apresentando uma metodologia de trabalho que pretende impulsionar as Unidades de Urgência e Emergência para a implementação de processos de gestão, garantia da qualidade e de melhoria contínua.

Fonte: http://www.newsfarma.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário