Bombeiros de Vila Real Passaram dos Fogos para a Neve em Poucas Horas - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Bombeiros de Vila Real Passaram dos Fogos para a Neve em Poucas Horas


Do combate a incĂȘndios para a limpeza de vias e socorro de pessoas por causa da neve, em poucas horas os bombeiros do distrito de Vila Real enfrentaram diferenças brutais de temperaturas e de ocorrĂȘncias. 

"Tivemos um fim de semana diabĂłlico, um sĂĄbado e domingo com um nĂșmero de igniçÔes ao nĂ­vel do mĂȘs de agosto. AtĂ© segunda-feira tivemos incĂȘndios de grande dimensĂŁo e, em menos de 24 horas, estĂĄvamos com o oposto, que Ă© a limpar neve nas vias de acesso Ă s aldeias e a espalhar sal", afirmou Ă  agĂȘncia Lusa David Teixeira, vereador da proteção civil de Montalegre e comandante dos bombeiros locais. 

Em poucas horas, o distrito de Vila Real passou dos incĂȘndios para um dos maiores nevĂ”es dos Ășltimos anos. Os solos estavam secos, os matos grandes e a realização de muitas queimas e queimadas originou fogos de alguma dimensĂŁo. O comandante dos bombeiros de Salto, tambĂ©m no concelho Montalegre, disse que os seus operacionais começaram o dia de terça-feira a combater dois incĂȘndios florestais. 

"O segundo incĂȘndio tinha alguma dimensĂŁo e intensidade. Deu algumas horas de trabalho e sĂł depois, por volta das 14h00, Ă© que conseguimos finalizar o trabalho e jĂĄ tambĂ©m com a ajuda do frio e chuva que antecedeu a neve", referiu HernĂąni Carvalho.

Poucas horas depois, os bombeiros de Salto jĂĄ estavam a ser chamados para ajudar na limpeza de vias com limpa-neves, para transportar algumas pessoas para as aldeias porque os pesados de passageiro nĂŁo conseguiam circular e, ao mesmo tempo, tiveram que assegurar a emergĂȘncia prĂ©-hospitalar e o serviço regular de transporte de doentes. 

"No fim de semana tivemos cerca de 25 incĂȘndios e dois incĂȘndios com alguma dimensĂŁo. Passados dois dias temos isto tudo coberto de neve", afirmou Ă  Lusa Fernando Queiroga, presidente da CĂąmara de Boticas. O autarca frisou que, neste concelho do norte do distrito transmontano, desde 1995 que nĂŁo caĂ­a uma nevada tĂŁo intensa. Fernando Queiroga encontra explicaçÔes para estas "discrepĂąncias tĂŁo rĂĄpidas de temperatura" nas alteraçÔes climĂĄticas e no aquecimento global. "NĂŁo tenho dĂșvidas", sustentou. Em Boticas, estĂŁo hoje na rua cerca de 35 a 40 operacionais, entre funcionĂĄrios da cĂąmara e bombeiros. 

As escolas nĂŁo abriram, Ă© preciso espalhar sal por causa do gelo e limpar as estradas que foram tambĂ©m afetadas pela queda de ĂĄrvores que cederam ao peso da neve, e estĂĄ tambĂ©m a ser dada ajuda Ă s InstituiçÔes Particulares de Solidariedade Social (IPSS) no apoio domiciliĂĄrio. Em Montalegre o cenĂĄrio Ă© idĂȘntico. TambĂ©m nĂŁo hĂĄ aulas e a circulação nas estradas faz-se com dificuldade e muito cuidado. TambĂ©m em Vila Real, os bombeiros da Cruz Branca mobilizaram-se primeiro para o combate aos incĂȘndios, ainda foram ajudar corporaçÔes de concelhos vizinhos, e depois foram chamados a responder Ă s muitas solicitaçÔes provocadas pela neve. 

"Em menos de 24 horas passamos para o extremo, a neve, tambĂ©m ĂĄrvores caĂ­das, muitas pessoas bloqueadas nas estradas porque nem sequer estĂŁo preparadas ou prevenidas para andar na neve e ainda estamos a ajudar as IPSS no apoio domiciliĂĄrio", referiu o comandante Orlando Matos. Estes tĂȘm sido bombeiros "todo o terreno e todas as temperaturas". 

"E, quer numa situação quer na outra, a resposta foi dada pelo pessoal voluntĂĄrio. Ontem tive cerca de 20 pessoas voluntĂĄrias e a equipa que estava permanente teve que trabalhar atĂ© depois da sua hora", salientou. Os voluntĂĄrios tĂȘm respondido Ă s solicitaçÔes, mas o comandante admite alguns problemas devido a um descontentamento por parte destes operacionais que se sentem remetidos para um "papel secundĂĄrio" na questĂŁo da proteção civil. Hoje as escolas nĂŁo abriram nos concelhos de AlijĂł, Sabrosa, Murça, Vila Pouca de Aguiar, Chaves, Boticas, Valpaços e Montalegre e hĂĄ ainda registos de estradas condicionadas devido ao gelo e Ă  queda de ĂĄrvores.

Fonte: Correio da ManhĂŁ

Sem comentĂĄrios:

Enviar um comentĂĄrio