Liga dos Bombeiros atribui postumamente "Crachá de Ouro" a Pedro Salema - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sábado, 20 de janeiro de 2018

Liga dos Bombeiros atribui postumamente "Crachá de Ouro" a Pedro Salema

A Liga dos Bombeiros Portugueses vai atribuir a titulo póstumo o Crachá de Ouro a Pedro Salema. A mais alta distinção da liga será entregue aos pais de Pedro Salema, este domingo, durante as comemorações do aniversário dos Bombeiros de Azambuja.

Pedro Salema, irmão do atual presidente da associação azambujense, André Salema, faleceu num acidente de viação a 9 de agosto de 2007 perto da antiga Opel de Azambuja, quando se deslocava para uma situação de socorro na zona de Vila Nova da Rainha, onde seguia com Marcos Duarte, seu colega, no intuito de socorrer uma vítima de AVC.

A ambulância onde seguia Pedro Salema e Marcos Duarte embateu violentamente num veículo pesado que saia dos armazéns do Pingo Doce, não deixando qualquer hipótese de sobrevivência a Pedro Salema. Já Marcos Duarte teve apenas algumas mazelas físicas.

O momento consternou toda a região, mas em particular todo o corpo ativo de Azambuja. À época o comandante dos voluntários de Azambuja, Pedro Cardoso, não conseguiu disfarçar a emoção de ver partir Pedro Salema. O operacional reiterou a confiança no seu grupo de trabalho, agradecendo inclusive o apoio demonstrado pela população e pelo corpo de bombeiros de Azambuja naquele momento sensível da associação.

As cerimónias fúnebres de Pedro Salema foram bastante carregadas de emoção. População, conhecidos e desconhecidos, todos quiseram prestar a sua última homenagem. Rui Pereira à época ministro da Administração Interna e os mais altos quadros da Liga estiveram presentes nas cerimónias, que marcaram a associação, que poucos anos mais tarde viria a perder outro elemento, Francisco Graça, também ele grande amigo de Pedro.

Pedro Salema, ou o "Soneca" como carinhosamente era chamado pelos colegas, ingressou nos bombeiros em 1999. Contudo Pedro tinha sangue de bombeiro. O pai, José Salema e o irmão mais novo André Salema já tinham estado na corporação. Pedro seguiu-lhes os passos até ao dia 9 de agosto de 2007.

Sem comentários:

Enviar um comentário