INEM promove Masstraining em SBV no Centro de Remo de Viana do Castelo - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 7 de janeiro de 2018

INEM promove Masstraining em SBV no Centro de Remo de Viana do Castelo


O Clube de Remo de Viana do Castelo, Viana Remadores do Lima, realizou no passado dia 19 de dezembro, a 1ª Edição do Masstraining em Suporte Básico de Vida (SBV), no Centro de Remo da cidade.

Esta iniciativa foi promovida pela Direção do Clube, em parceria com o INEM, com apoio dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo e Cruz Vermelha – Centro Humanitário do Alto Minho.

A ação foi dirigida aos Atletas dos vários escalões do clube, treinadores, dirigentes e alguns pais. No total, participaram nesta atividade 100 pessoas.

O Masstraining em SBV tem a particularidade de formar em simultâneo várias dezenas de pessoas, uma vez que a ação é coordenada por um conjunto de formadores especializados em emergência pré-hospitalar.

Tem como objetivo ensinar os participantes a atuar em situações de emergência médica, ou seja, aprender a reconhecer as situações de perigo de vida iminente, saber como e quando pedir ajuda e saber iniciar de imediato, sem recurso a qualquer equipamento, manobras de reanimação (circulação e ventilação), de modo a ganhar tempo até à chegada de socorro diferenciado.

No final da ação, é expectável que os participantes consigam reconhecer uma paragem cardiorrespiratória, alertar os serviços de emergência e iniciar de imediato as manobras de suporte básico de vida.

O INEM vê neste tipo de iniciativa uma oportunidade de incutir na sociedade civil a perceção de que cada pessoa representa um elo no conceito de Cadeia de Sobrevivência.
A consciência de que estes procedimentos podem salvar vidas humanas deve ser incorporada o mais cedo possível na vida de cada cidadão.

Fonte: INEM

Sem comentários:

Enviar um comentário