Uma ambulância de transporte de doentes não urgentes e um carro de combate a incêndios foram benzidos ontem, nas comemorações dos 135 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Barcelos. As duas viaturas vão substituir outras que já estão a acusar o desgaste de material.
Uma ambulância de transporte de doentes não urgentes e um carro de combate a incêndios foram benzidos ontem, nas comemorações dos 135 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Barcelos.
As duas viaturas vão substituir outras que já estão a acusar o desgaste de material.
“Hoje inauguramos uma ambulância do tipo A2 (de transporte de doentes não urgentes) que vai substituir outra com 17 anos. O carro de combate a incêndios é um carro moderno, com um tanque de água específico para a protecção dos bombeiros e com máscaras de oxigénio”, explicou Eduardo Reis, presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Barcelos.
Na sessão de cumprimentos ao executivo municipal, que decorreu nos Paços do Concelho antes da bênção das viaturas, Eduardo Reis adiantou que a corporação efectuou, durante o ano passado, mais de 22 mil serviços, com destaque para “o apoio ao desastre (fogos) de Pedrógão Grande e em Oliveira do Hospital”, para o abastecimento de água ao concelho de Viseu e para o incêndio da cidade de Braga.
Eduardo Ribeiro lembrou ainda que os bombeiros estão sempre na primeira linha da emergência médica.
Em termos de projectos futuros, este ano vai ficar marcado pela intervenção no quartel dos Bombeiros Voluntários de Barcelos. “Em 2018 vamos iniciar a requalificação do quartel. Vamos remodelar as camaratas, a sala de comando e vários outros espaços. Vamos proceder, também, à retirada da cobertura de amianto do quartel”, adiantou Eduardo Reis.
Numa fase posterior deverão decorrer os arranjos exteriores.
Os trabalhos estão avaliados em cerca de 500 mil euros e deverão contar com uma comparticipação governamental com cerca de 290 mil euros. Ainda assim Eduardo Reis considerou que “o investimento é muito grande”, pelo que conta com a solidariedade da população e das instituições barcelenses.
O presidente da Associação Humanitária mostrou ainda vontade de captar mais voluntários para a corporação.
O presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, disse que sempre olhou “os bombeiros com respeito e carinho”, porque “são cidadãos que dão a vida pela comunidade, e isso é muito importante”.
Quanto a eventuais apoios aos bombeiros, Costa Gomes afirmou que “o município poderá, eventualmente ter alguma abertura”, já que a dívida relacionada “com a questão da água está praticamente resolvida”, frisou o autarca barcelense.
O edil considerou ainda que em dia de aniversário “é comum que se façam desafios”, mas sem se comprometer, foi dizendo que as ajudas aos bombeiros do concelho “serão analisadas com carinho”. Costa Gomes afirmou também que “poderei tentar interceder junto do Governo para que seja dada alguma ajuda” aos Bombeiros Voluntários de Barcelos. O programa comemorativo incluiu também uma missa e um desfile de viaturas.
Fonte: Correio do Minho

Sem comentários:
Enviar um comentário