Presidente do INEM em Entrevista à Antena 1 - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Presidente do INEM em Entrevista à Antena 1


O Presidente do Conselho Diretivo do INEM, Luís Meira, esteve hoje  no Programa Informativo das Manhãs da Antena 1, dando a conhecer alguns dos temas mais importantes da atualidade do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

As chamadas falsas são naturalmente uma preocupação para o INEM, principalmente porque ocupam não só os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) com chamadas que não são emergências médicas mas também porque muitas vezes motivam o acionamento desnecessário de meios de emergência que devem estar disponíveis para situações em que o seu acionamento é efetivamente necessário.

Adivinhando-se meses de maior procura dos serviços de emergência médica, é muito importante voltar a alertar para a utilização consciente do Número Europeu de Emergência – 112, recordando-se que no que diz respeito à saúde, este número só deve ser utilizado em situações de risco de vida ou situações em que esteja em causa uma função vital da vítima. Embora os profissionais dos CODU do INEM estejam preparados para dar a melhor resposta ou encaminhamento a cada situação, os serviços deste Instituto não devem ser ocupados com situações como pedidos programados de transporte aos Hospitais ou chamadas com pedidos de acesso prioritário aos Hospitais, o que infelizmente acontece com muita frequência.

Nesta entrevista, o Presidente do INEM abordou não só as questões das chamadas falsas e dos riscos e a implicação que têm para a atividade regular dos CODU, mas também a necessidade de  contratação de mais recursos humanos ou o projeto de renovação da frota de viaturas do INEM.

Por fim, Luís Meira reforçou a garantia de que os cidadãos podem ter confiança no INEM! Na época festiva que se aproxima, milhares de operacionais – do INEM, Bombeiros , CVP e Forças de Segurança – estarão longe das suas famílias para garantir uma quadra tranquila e segura para todos.

INEM

Sem comentários:

Enviar um comentário