Pedro Palheiro, o Português que Enfrenta o Fogo com o Fogo na Austrália - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Pedro Palheiro, o Português que Enfrenta o Fogo com o Fogo na Austrália


O engenheiro florestal Pedro Palheiro gere o uso do fogo como técnica de prevenção e de combate de incêndios numa área do tamanho de Portugal. Para este técnico, “só com água não se apagam incêndios”. Ele é o único dos antigos membros do extinto Grupo de Análise e Uso do Fogo que continua a dedicar-se em exclusivo a aplicar o que aprendeu por cá... Porém, do outro lado do mundo.

Se há coisa de que Pedro Palheiro não tem dúvidas é que “só com água não se apagam fogos”. O combate às chamas “só é eficaz se se combinarem várias técnicas, como o uso de contrafogo, máquinas de rasto e camiões com água”. Mas antes disso “é preciso limpar a vegetação preventivamente com máquinas, enxadas ou com fogo controlado, criando mosaicos para fazer parar o incêndio”, explica o engenheiro florestal português, de 38 anos. É o que ele faz a mais de 15 mil quilómetros de Portugal.

Na região de Pilbara, na Austrália, para onde emigrou há três anos, coordena atualmente a equipa de Fogo Controlado do Serviço de Parques e Vida Selvagem australiano. Gere diretamente cerca de três milhões de hectares, que abrangem sete parques nacionais e reservas de conservação, usando o fogo para prevenir e controlar incêndios numa região maior que o nosso país inteiro.

Fonte: Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário