Obrigado INEM – “no pior momento, ele teve as melhores pessoas junto dele” - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Obrigado INEM – “no pior momento, ele teve as melhores pessoas junto dele”


No passado dia 24 de agosto, pouco antes do meio dia, a minha filha mais velha, com 15 anos, ligou-me em pânico.

O meu marido (com uma cirrose hepática e um carcinoma hepatocelular, entre outros problemas graves de saúde) estava com hematemeses. Ela estava em casa com o pai e os 2 irmãos (de 10 e 6 anos) e eu em Lisboa, a trabalhar. O meu marido nem sequer conseguia falar ao telefone.

Tentei acalmá-la e disse-lhe para ligar 112 e pedir uma ambulância.

A pessoa que a atendeu foi de uma compreensão extraordinária! Falou-lhe com calma, fez-lhe 2 ou 3 perguntas muito básicas, tentou serená-la e disse-lhe que já ia uma ambulância a caminho. Eu mantive-me sempre ao telefone.

Não sei se a ambulância estava muito longe ou não. Sei que foram muito rápidos a chegar a minha casa.

Como calcularão, o quadro em casa era indescritível. E foi aí que, no meio do sufoco, duas pessoas que eu só posso descrever como de um altruísmo e entregas fora de tudo o que podemos ver nos dias de hoje, mostraram que ainda existe gente de um coração IMENSO!!!

Soube pela minha filha que eram “um rapaz e uma rapariga”. A rapariga, de imediato, iniciou o socorro ao meu marido. O rapaz fechou-se com os meus filhos e tentou, através de “palhaçadas” distraí-los de tudo o que se estava a passar.

Como se não bastasse “a rapariga” ainda colocou no lixo tudo o que tinha vestígios de sangue, Lavou com lixívia tudo o que tinha ficado sujo e levou o saco do lixo para o contentor. Tudo isto para PROTEGER OS MEUS FILHOS!

(…) Quando cheguei ao hospital, estavam lá. À minha espera. Tal como me tinham prometido ao telefone quando saíram de minha casa, rumo ao hospital. (…) Mais uma vez, as lágrimas chegaram-nos aos olhos. Ela dirigiu-se a nós para saber como estava a situação e se precisávamos de alguma coisa. Ficámos sem palavras… Posturas como tiveram estas pessoas são de louvar.
Num momento de angústia e trágico como aquele, foi graças a eles que eu pude “acalmar” por saber que os meus filhos estavam bem(…).

Infelizmente, o meu marido faleceu na tarde do dia 25… “Consola-me” o facto de saber que, no pior momento, ele teve AS MELHORES PESSOAS junto dele.
O nosso muito, muito obrigada por todo o vosso carinho, apoio, ajuda, preocupação, dedicação, altruísmo, pela vossa dádiva… POR EXISTIREM!

O nosso bem hajam! Que a vida vos proporcione tudo o que de bom existir!

Sónia, Tiago, Maria, João e Beatriz


Intervieram nesta ocorrência e estão de parabéns os seguintes profissionais do INEM e dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas:

Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU):
Técnico(a) de Emergência Pré-Hospitalar: Hélder Lourenço (CODU Norte) e Neuza Gonçalves (CODU Sul).

Ambulância do INEM dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas:
Bombeiro(a) 3ª: Eduardo Lourenço Cruz e Ariana Alexandra Marques Torrão.

Sem comentários:

Enviar um comentário