SIRESP: Medidas do Governo Passam por Reforço das Telecomunicações - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

SIRESP: Medidas do Governo Passam por Reforço das Telecomunicações


A celebração de contratos com os operadores de comunicações eletrónicas para reforçar o SIRESP é uma das medidas que faz parte do pacote de ações de combate aos incêndios que o Governo pretende pôr em prática.

O Governo aprovou este sábado, em reunião extraordinária de Conselho de Ministros, um conjunto de medidas para melhorar o sistema de comunicações de emergência SIRESP.

Entre as medidas aprovadas está “a celebração de contratos específicos pela Infraestruturas de Portugal com os operadores de comunicações eletrónicas com vista a potenciar a substituição do traçado aéreo por infraestruturas subterrâneas”.

A proposta apresentada passa também pela aquisição de quatro estações móveis num investimento total de oito milhões de euros, de acordo com o anúncio feito pelo ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.

As quatro estações móveis irão juntar-se às três existentes, distribuídas pela GNR, PSP e ANPC, mas cujo número foi sempre considerado insuficiente, face às falhas da rede de comunicações baseada em cabos aéreos, facilmente destruídos pelos incêndios e que impediam as ligações entre o comando das operações e os bombeiros e GNR, refere o Jornal de Notícias.

Foi ainda negociada uma ligação satélite, para ser associada às comunicações de emergência, funcionando como complemento e redundância à rede tradicional e irá ser acionada sempre que falhar o sistema rádio, acrescentou o responsável político.

O Governo anunciou também que tomará posição acionista no SIRESP (Rede de Emergência e Segurança), podendo inclusivamente “chegar a uma situação de posição de tomada de controlo”, refere em comunicado, e promoverá programas para enterramento de cabos aéreos e limpeza de vias.

No comunicado do Conselho de Ministros é ainda mencionada a criação, no âmbito da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, de um Programa Mobilizador de I&D “com o objetivo de reforçar o desenvolvimento de atividades de investigação e inovação destinados a incentivar e fortalecer competências e capacidades científicas e técnicas”.

Fonte: http://tek.sapo.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário