SIEM, Quando a União Faz a Força! - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

SIEM, Quando a União Faz a Força!


O Marco dos 4 Concelhos, em Arouca, é um marco geodésico que assinala o limite territorial de 4 concelhos vizinhos que se "encontram" nesse ponto (Arouca, Castelo de Paiva, Santa Maria da Feira e Gondomar) e está situado num local com vistas magníficas sobre as serras do Douro. 

O acesso é feito por trilhos com vários quilómetros muito utilizados por praticantes de BTT, com vários graus de dificuldade e de difícil acesso, sendo por isso uma atração comum para os amantes da modalidade.

Era exatamente um desses trilhos que dois amigos percorriam de bicicleta, quando o acidente aconteceu: uma queda aparatosa que provocou lesões graves num dos ciclistas, impossibilitando-o de se mexer.

Foi por isso ao amigo que coube a tarefa de ligar 112 e ativar o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM). Sem a sua ajuda, conseguir perceber o que se passava e onde se encontravam teria sido uma tarefa quase impossível para as equipas de emergência.

Dos profissionais dos Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) aos operacionais no terreno, a resposta foi imediata, dedicada e musculada (nunca o termo fez tanto sentido!). O socorro exigiu a estabilização da vítima no local, a transferência apeada em maca por vários quilómetros e o transporte de helicóptero para o Hospital Pedro Hispano, onde toda uma equipa aguardava já a sua chegada e onde iniciou a sua recuperação.

O Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) é coordenado, no território de Portugal Continental, pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de emergência médica no local da ocorrência e o transporte assistido para a unidade de saúde adequada ao seu tratamento. 

Através do Número Europeu de Emergência - 112, o INEM e os seus parceiros (Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa) dispõem de múltiplos meios para responder com eficácia a situações de emergência médica, e esta foi, uma vez mais, a prova que o trabalho conjunto dos diversos intervenientes do SIEM faz a diferença.
Obrigado a todos!

Não se esqueça, em caso de emergência ligue 112. Ajude o INEM a salvar vidas!


(CODU) TEPH Nuno Patrício, Cristina Pinto, Andreia Rodrigues, Inês Andrade, Andreia Pinho, Tânia Santos e Fernando Pinto. Dr. Cláudia Kief e Drª. Letícia Malta. (BV Fajões) Bombeiros Mário Pessoa, Carlos Teixeira, Jorge Miguel, Hugo Almeida, Daniel Oliveira, Ricardo Correia e Raquel Sá. (SIV Arouca) TEPH Carlos Pinto e Enf. João Pinto. (VMER) Enf. Pedro Silva e Dr. Diogo Machado. (Helicóptero Macedo de Cavaleiros) Enf. Cláudio Barros e Dr. António Barbosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário