Assistimos enpavidos e serenos aos acontecimentos do 15 de Outubro como facto consomado.
Eu vi este fim de semana a velocidade constante com que ardeu nota-se pela vegetação tombada no sentido do fogo e só assim se explica arder tanto em tão pouco tempo.
Fenómeno da natureza ninguém fala e foi um fenómeno nunca visto, basta ir ao terreno e perguntar as pessoas aos bombeiros como foi aquele inferno. Áreas completamente limpas com faixas de contenção arderam, outras completamente sujas arderam também, até ao ano passado e digam-me se estou errado quantas pessoas ficaram sem casas de habitação poucas ou nenhumas e de repente os bombeiros deixam arder tudo.
Não meus amigos aquilo que pediram para Pedrogão eram o que deviam pedir para este fogo da zona centro e norte os tais técnicos sabem disto ao invés de andarmos aí a brincar á politica, duvido até que não seja o mesmo fogo constantemente projectado para frente com os ventos fortíssimos e claro cada chamada para os CDOS é uma ocorrência nova.
Agora aceitamos de braços cruzados o fatalismo, mas não eu sei que no dia tal as tantas horas com as mesmas condições arde tudo na mesma .
Comandante Farreca de colhões da beira disse " a minha opção foi as pessoas" o resto o dinheiro paga, digo eu. O Comandante da Marinha Grande põe a nu ICNF que não fez nada, que tinha mais carros guardados do que aqueles que andavam apagar fogos, o Comandante Requeijo de Moimenta da Beira escreve um testemunho impressionante, o Comandante Fernando de de Cabanas de Viriato oferece fardas aos críticos o segundo Comandante de Tondela queixa-se da falta de apoio o Comandante Hélder de Santa Comba Dão espelhava no rosto e desanimo e a frustração, o segundo Comandante Paulo de Vouzela deixa arder a casa dele em defesa da dos outros.
Já alguém ouvi esta gente?? Sim o Presidente da Republica que de tanto servir de Bombeiro um dia deste ainda um vão queimar, como querem queimar os Bombeiros em lume brando.
Não ouvi nada dos GIPS da GNR ( projecto antigo agora para a ribalta) que vão ser aumentados para todo País com a taxa de eficácia de 97% mas ninguém ainda perguntou aos 3% que deixaram fugir. A FEB a elite dos bombeiros também ninguém fala e vão estas 2 forças serem aumentadas porque prestaram relevantes serviços, pois é, ardeu o que tinha de arder!
O António Calinas fala e bem no pilar primeiro da Protecção Civil os Municípios que passaram pelos pingos da chuva sem se queimarem e vai dai o amadorismo dos Bombeiros deu isto. Perguntem aos Corpos de Bombeiros quantos conflitos laborais tem neste momento com as EIPS que estão formatadas das 9 as 5 equipas essas que os Bombeiros não tem possibilidades de porem em casa 2 ou 3 meses a gozar as folgas dos dias que deram a mais como acontece no GIPS E FEB, porque para terem 5 de serviço precisam de 20 homens é isto que queremos?
O Nosso Presidente da Liga quer ser ouvido mas nós também o gostávamos de ouvir saber se os Bombeiros deixaram de servir e diz que foi a Protecção Civil que comandou mal, acham?
Comandante que se preze ninguém manda na terra dele ou estou enganado? Ou é como os médicos corre bem foi Deus corre mal é o medico que não presta.
Deixem-se estar á espera de ver o que isto dá ou a ver se vos chamam para substituir os que lá estão depois queixem-se.
Foto de Rui Leitão
Sem comentários:
Enviar um comentário