Hoje Vou Contar-vos Como Foi... - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Hoje Vou Contar-vos Como Foi...


As últimas horas entre o passado Domingo e Segunda-feira foram terríveis, talvez as piores que há memória ao nível dos incêndios florestais, pela dimensão e violência de progressão ou pelo elevado numero de ignições simultâneas , obrigando a um trabalho árduo e intenso e à mobilização de um elevado número de elementos.

Deflagraram dois incêndios de grandes dimensões, (Sebolido e Canelas), todos eles com uma velocidade de propagação e violência extremas.

Foram horas de luta desigual agravada pela escassez de meios terrestres ou aéreos e a impossibilidade de recebermos qualquer apoio devido a existirem inúmeros incêndios no País.

Foram horas de um sentimento de impotência nunca antes sentido, mas que não nos enfraqueceu e teimosamente, com um espírito de sacrifício ímpar, fomos fazendo os possíveis por chegar a todos os locais, a todas as pessoas e bens em risco.

Infelizmente não conseguimos estar em todos os locais e com toda certeza muitas pessoas não tiveram o nosso apoio conforme nós desejaríamos, mas não conseguimos, face a dimensão dos incêndios, ter meios suficientes para que tal fosse possível, tivemos unicamente apoio dos camaradas de Melres, Penafiel, Lixa, Lordelo e Cête, fomos também apoiados por meios técnicos da câmara de Penafiel na pessoa do engenheiro Paulo Bessa, da GNR das Termas de São Vicente, das juntas de freguesia e uma imensa massa humana de populares que se uniram para proteger os seus bens e apoiar os bombeiros.

Perante tudo isto, e com toda a humildade, resta-me pedir desculpa por não ter conseguido fazer mais e melhor.

Hoje peço  desculpa  pelo que não  salvamos, peço desculpas pelas casas que se perderam, pelas vossas vidas reduzidas  a cinzas!

Peço desculpa  por termos batido pouco o pé  perante as condições  (ou falta delas ) com que trabalhamos 365 dias por ano 24h por dia, condições essas que acabam por afectar os serviço  que vos fazemos, (infelizmente não depende de só de nós).

Hoje peço desculpa porque sabemos que também  falhamos! 
Falhamos na hora de dizer "Basta!" Falhamos por ainda não  termos posto fim ao desgoverno  que se vive, falhamos pelo desgoverno  com que nos obrigam a lidar ano após ano!

Hoje peço desculpa porque apresentar uma carta de demissão  é demasiado fácil, não  resolve  problemas é  apenas fugir deles, deixando a batata quente na mão  do próximo!

Peço desculpa porque estamos habituados a lutar de frente, não a virar as costas e enquanto amarmos a farda não iremos arredar pé do vosso lado!

Peço desculpa  por nós  porque vocês merecem, e peço desculpa por eles, que acham que uma demissão e uma cabeça  na bandeja faz atenuar a vossa dor.

Na hora de pedir desculpa, peço desculpa a nós  mesmos, porque o nosso corpo é nosso e assim o merece. 

Peço desculpa  a tudo e todos, mas na realidade, sabemos que somos os menos culpados, peço desculpa porque alguém  tem de o fazer, alguém tem de vos dar o consolo  numa hora tão difícil.

Peço  desculpa  porque sei que se não o fizer eles também  não o farão, e eles sim deveriam pedir desculpa a Portugal e aos portugueses, e apesar de um pedido de desculpas não tirar a dor, com toda a certeza atenuara o vosso coração.

Desculpem não ter conseguido fazer mais...






Sem comentários:

Enviar um comentário