15 de Outubro de 2017 são 21h :00 e as temperaturas rondam os 30º/31 º graus por todo o país , de acordo com os dados disponíveis existem neste momento cerca de 93 incêndios em curso combatidos por cerca de 5025 meios humano.
Mais de meio país está a arder , de repente desaparecem as fotos onde se festeja o verão prolongado com umas belas idas à praia e uns valetes mergulhos , já ninguém lança a piadinha do homem das castanhas que este ano só se safa se as for vender na praia , começamos todos a cair na real sobre estas temperaturas elevados e as suas consequências .
Pelos telejornais vamos acompanhando o horror que veio para ficar , os apelos pela internet multiplicam-se bem como as fotos que mostram um autentico horror vivido de norte a sul .
O país arde e os meios são aquilo que se pode dizer de ‘’ insuficientes ‘’ , ainda se recupera da tragédia que assolou o país a 17 junho e que colocou Pedrogão Grande nas bocas do mundo durante os dias que se seguiram, ainda se procuram culpados ainda se sacode a água do capote uns para os outros entre as diferentes entidades , ainda se faz trinta por uma linha do assunto menos ajudar quem realmente precisa quem realmente perdeu uma vida de trabalho ou algum ente querido e já estamos metidos ‘’noutra ! ‘’.
Mais importante que andar a ver onde vai recair a culpa será por-se a mão na consciência e pensar se iremos aguentar mais tempo assim.
Hoje em conversa com um colega pensamos porque raio somos o único país em que as fases têm datas? O clima tem vindo a mudar ao longo dos anos , os Verões não são certos os Invernos muito menos , saímos da Charlie a 30 de Setembro para a Delta a 1 de Outubro mudamos as fases mas o dilema mantém-se ou seja ( a merda é a mesma se não pior ) falta de meios , falta de apoio, má coordenação , os fogos sucedessem o numero de vitimas aumenta o numero de feridos aumenta e o numero de desculpas aumenta consideravelmente ao nível da luz !
Vou voltara a lembrar a primeira frase deste texto estamos, ‘’hoje é 15 de Outubro’’ e a passagem do EAE do siops , obriga os cb’s a solicitar novamente todos os operacionais que conseguirem para os quartéis .
E onde estão esses operacionais ? não podemos esquecer que a maioria dos operacionais são voluntários que muitas das vezes usam as suas férias do seu emprego anual para fazer os chamados ‘’ecins’’ muitos desses operacionais , encontram-se de momento a trabalhar ouvindo as sirenes sem anda poder fazer , não vamos esquecer os poucos que ainda podem acudir esta fase que também já acudiram o verão inteiro que têm apesar de não ser falado uma maior disponibilidade mas um limite , ninguém é de ferro nem tem de viver como se o fosse , entre um cansaço físico e cansaço mental pergunto-me até quando iremos ter bombeiros em Portugal ?
É de conhecimento publico que as escolas de bombeiros todos os anos procuram como que ‘’desesperadamente ‘’ novos elementos , o numero de bombeiros tem vindo a decrescer mas podemos muito bem associar esse numero ao numero de desculpas dadas todos os anos para continuarmos a não sair do mesmo , se por um lado as desculpas aumentam a falta de apoio segue a mesma ordem como tal o numero de bombeiros decresce , não é preciso sermos bons a matemática para evidenciarmos o problema nesta equação !
Até quando se irá aguentar está tão alargada época de ecins , até quando se irá conseguir correr a cada toque de sirene deixando tudo para trás a troco de nada !
Mas as mudanças não podem nem devem passar apenas pelos cb’s nem pela protecção civil as mudanças tem de começar de cima , e quando falo de cima falo em revisões de protocolos com outros país , revisões nas diversas entidades que durante um TO ocupam grandes cargos mas quando a coisa dá ara o torto a culpa já não é deles mas do ‘’ zé bombeiro ‘’revisões na lei que se torna mais branda para incendiários que para condutores com infracções ‘’leves’’, leis estas que permitem que o mesmo cadastrado seja apanhado duas e três vezes num espaço de 3 meses a provocar um incêndio .
15 de Outubro de 2017 21H:44 e a noticia circula por toda parte Patrícia Gaspar adjunta de operações autoridade nacional da protecção civil (ANPC) Afirma ‘’ FOI O PIOR DIA DO ANO EM MATÉRIA DE INCÊNDIOS TENDO SIDO ULTRAPASSADOS OS 300 FOGOS FLORESTAIS ‘’
Sente-se o cheiro a queimado em qualquer parte do país , uns combatem outros rezam pelo que é seu , outros rezam pelo que é dos outros , civis unem –se e tentam apoiar no que podem aqueles que os socorrem 365 dias num ano 24h por dia ,existe união existe carinho , existe solidariedade , a única coisa que não existe é um governo capaz de tomar rédeas à situação manobrando-se apenas em desculpas 365 dias por ano !
17 de outubro de 2017
Quando escrevi as linhas anteriores o inferno está a começar, ontem Portugal acordou de luto , luto pelas 42 vitimas mortais , luto pelas vidas de trabalho hoje reduzidas a cinzas , luto por todas as paisagens perdidas e luto por um (Des)governo impotente .
Multiplicam-se as imagens os vídeos os relatos de quem viveu o inferno na pele, entre civis e bombeiros a união é notória deram todos tudo por tudo, deram todos aquilo que podiam, nem sempre foram bem sucedidos mas estavam lá !
Hoje respiramos um pouco de alivio por todo o país , a chuva veio e deu tréguas mas ar continua pesado o cheiro continua notório não deixando esquecer as vidas ceifadas à dois dias , vidas essas ara juntar as outras já infelizmente perdidas no inicio do verão .
Ariana Ribeiro
Ariana Ribeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário