Santarém: Incêndios Deflagram muito Perto e Quase à Mesma Hora - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Santarém: Incêndios Deflagram muito Perto e Quase à Mesma Hora


Uma centena de bombeiros combateu durante a noite de quarta-feira e a madrugada de hoje dois incêndios que deflagraram quase à mesma hora na freguesia de Abitureiras, no concelho de Santarém, disse à Lusa fonte dos bombeiros.

Nuno Moleiro, comandante dos Bombeiros Municipais de Santarém, disse à Lusa que o primeiro incêndio, que deflagrou cerca das 18:49 de quarta-feira, foi dado como extinto cerca das 02:30 de hoje, enquanto o que teve início às 19:22 está ainda ativo, esperando-se que seja dado em breve como em resolução.

No local estavam ainda, às 10:00 de hoje, 72 operacionais, apoiados por 19 viaturas e um meio aéreo, que o comandante considerou fundamental no combate a um incêndio que lavra em zonas íngremes e de muito difícil acesso a meios terrestres e que vai obrigar a um intenso trabalho de rescaldo ao longo de todo o dia.

Durante a noite, os dois incêndios envolveram uma centena de operacionais das corporações de Santarém (municipais e voluntários), Pernes, Alcanede, Rio Maior, Cartaxo e uma brigada vinda do distrito de Lisboa e outra do distrito de Leiria, disse Nuno Moleiro.

Para o comandante, a forma como deflagraram os dois incêndios, com cerca de meia hora de diferença e a escassos quilómetros um do outro, indicia que terá tido origem criminosa.

Nuno Moleiro disse à Lusa que a área ardida continha sobretudo mato, com alguns pinheiros dispersos, sendo de acessos difíceis, com estradas de terra batida e muito estreitas e mato muito denso.

É na zona afetada por estes incêndios que se realiza o Trilho das Dores, uma prova organizada pela Trilho Perdido e que tem a sua quarta edição agendada para o próximo dia 24 de setembro, com o percurso mais longo a percorrer 35 quilómetros de trilhos.

“Os caminhos estão cá, mas à volta, em que a paisagem era muito agradável, está tudo destruído”, lamentou.

Fonte: TVI 24

Sem comentários:

Enviar um comentário