Proximidade de fogo preocupa habitantes de Outeiro, em Vila Real - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Proximidade de fogo preocupa habitantes de Outeiro, em Vila Real


Outeiro era, ao inĂ­cio da noite de hoje, uma aldeia coberta de fumo e onde os residentes olham angustiados para o incĂȘndio que rodeia a Serra do AlvĂŁo, em Vila Real.

Cerca das 20h30, alguns dos seus habitantes concentravam-se junto a uma das entradas da localidade, expetantes com a proximidade do fogo, que avançava a grande velocidade, arrastado por um vento muito forte.

JĂșlio Silva mostrava-se inquieto. NĂŁo para quieto. JĂĄ foi buscar o gado que tinha a pastar na serra e trouxe-o para a segurança da aldeia que se encontra na encosta da serra do AlvĂŁo.

"Infelizmente jĂĄ vi este filme", afirmou, recordando o grande incĂȘndio que em 2005 queimou uma vasta extensĂŁo desta serra perto da cidade de Vila Real.

Outros habitantes optaram por regar os quintais das duas habitaçÔes, como medida de precaução.

Na entrada da aldeia concentram-se muitos bombeiros. Nas transmissÔes da rådio é possível ouvir pedidos de descargas råpidas dos meios aéreos para esta zona, onde, segundo a pågina da Internet da Proteção Civil, o fogo lavra em duas frentes.

O alerta para o incĂȘndio foi dado Ă s 16h27, perto da aldeia de Paredes.

O fumo intenso dificultou a atuação dos meios aĂ©reos. Chagaram a estar mobilizados oito aviĂ”es e helicĂłpteros para o incĂȘndio que queima mato e pinhal.

Pelo terreno estão também espalhados 275 operacionais e 73 viaturas.

Os meios estão a ser posicionados perto das aldeias, de Cravelas, Testeira, que foram rodeadas pelo fogo, mas também em Paredes, Borbela e Relva.

O presidente da CĂąmara de Vila Real, Rui Santos, disse Ă  agĂȘncia Lusa que estĂĄ muito preocupação com a situação, jĂĄ que "hĂĄ chamas de quatro a cinco metros" e "muitas projeçÔes".

Fonte: Noticias ao Minuto

Sem comentĂĄrios:

Enviar um comentĂĄrio