Suspeito de Incêndios na Madeira Condenado a Três Anos de Prisão Efetiva VIDA DE BOMBEIRO: Já ardeu mais este ano do que em todo o ano passado

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Já ardeu mais este ano do que em todo o ano passado


Mais de um terço da superfície queimada na União Europeia situa-se em Portugal. Até sábado, tinham ardido mais de 165 mil hectares – mais de 16 vezes a área do concelho de Lisboa.

Os incêndios que deflagraram este ano em Portugal já consumiram mais área florestal do que todos os fogos do ano passado, que já tinha sido desastroso para a floresta.

Em 2016, arderam 160.490 hectares (até Outubro). O maior incêndio do ano ocorreu no distrito de Aveiro e consumiu quase 22 mil hectares.

O ano passado não foi o que teve mais ocorrências, mas era até agora o que registava mais hectares consumidos pelo fogo em 10 anos. No conjunto da União Europeia, pertencia a Portugal metade da área ardida em 2016.

Este ano, Portugal bate o recorde nacional da última década e mantém o primeiro lugar da lista de países da União Europeia com mais área ardida (mais de 165 mil hectares). São os dados mais recentes do Sistema Europeu de Informação sobre Fogos Florestais (EFIS).

Até ao passado dia 12, já tinham ardido em Portugal 165.122 hectares. É mais de 16 vezes a área do concelho de Lisboa.

Impressionante é também a comparação com outros países europeus, mesmo os de maior dimensão, como Espanha: a área ardida em Portugal é quase quatro vezes maior do que a que ardeu em Espanha este ano (45.821 hectares).

Até Itália, que tem tido um pico de incêndios nas últimas semanas, regista uma área ardida bastante menor do que Portugal (106.154 hectares).

Mas é com França que a comparação é mais impressionante: a área ardida em Portugal é 10 vez maior do que a francesa (16.112 hectares).

Portugal é, assim, e de longe, o país europeu com pior registo no Sistema Europeu de Informação sobre Fogos Florestais, com mais de um terço da superfície queimada na União Europeia este ano (427.833 hectares).

Renascença
Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário

2015 Copyright – Todos os Direitos Reservados : VIDA DE BOMBEIRO