SIRESP Falha Mais Uma Vez - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 21 de julho de 2017

SIRESP Falha Mais Uma Vez


O Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança em Portugal (SIRESP) voltou a falhar cerca de quinze a vinte minutos, na terça-feira, durante o incêndio em Gouveia. 

As falhas foram denunciadas por Nélson Pina, comandante dos Bombeiros Voluntários de Gouveia, e ontem reafirmadas ao CM, mesmo depois de Patrícia Gaspar, adjunta nacional de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o ter desmentido. 

"Não foi de forma contínua, mas falhou. Houve uma altura em que não dava para contactar as equipas e depois já dava. Por sorte já tinha sido definida a missão de todos os comandantes de setor e por isso a falha não comprometeu com gravidade o incêndio", avançou o comandante.

Mas se no fogo de Alijó Patrícia Gaspar assumiu, pouco tempo depois, as falhas do SIRESP, em Gouveia rejeitou que tal tivesse voltado a acontecer: "As operações têm corrido de forma normal em termos de comunicações". Mas Nélson Pina não desarma: "Talvez na altura ela não tivesse ainda as informações todas relevantes. 

Do nosso lado, garanto que a falha foi reportada às hierarquias", diz. Recorde-se que o incêndio de Gouveia proveio de um dos três focos de fogo que no domingo, pelas 16h00, deflagraram em Mangualde, Viseu. Na segunda-feira o incêndio foi dado como "praticamente dominado" pela ANPC, mas vários reacendimentos provocaram muito pânico nas localidades de Gouveia, Fornos de Algodres e Celorico da Beira. Esta quinta-feira, em Vila Ruiva, Fornos de Algodres, os pastores lamentavam não ter nada para alimentar as ovelhas. 

"É muito triste isto tudo ardido e o pior ainda está para vir", esclareceu o pastor Norberto.

Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário