Raio que Causou Fogo em Pedrógão Terá Viajado 50 km - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Raio que Causou Fogo em Pedrógão Terá Viajado 50 km


O incêndio de Pedrógão Grande, que matou 64 pessoas, segundo a lista oficial, podendo haver mais três mortes, duas delas já em investigação, terá tido origem num raio que atingiu a árvore que o CM revela (foto ao lado). 

Está localizada em Escalos Fundeiros e delimita a área ardida do verde, o que significa que o fogo se expandiu a partir daqui numa direção. A forma como se apresenta e a envolvente poderá encaixar nessa possibilidade. Uma hipótese, contudo, praticamente eliminada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), num relatório sobre o fogo de Pedrógão Grande, em que reduziu a 5% a possibilidade de um raio ter provocado o fogo. 

E os populares relatam não ter ouvido trovoada, só horas mais tarde. A hipótese de ter sido um raio a causar o incêndio surgiu por parte da PJ, após os investigadores terem encontrado a árvore e ouvirem vários especialistas, que asseguram que um raio pode viajar 50 km até cair num local onde a trovoada não é ouvida. Outra hipótese é o raio ter atingido primeiro cabos de média tensão e viajado por estes até à arvore. 

Na aldeia onde o fogo começou, a população mantém a convicção de que teve origem criminosa. "Não temos dúvidas, houve mão criminosa. Vimos o início do fogo", diz Dália Fernandes, de Escalos Fundeiros. A forma como se propagou "foi estranha", descreve, lembrando que o incêndio "ainda pouco tinha lavrado aqui e já estava a iniciar na zona oposta, quase a um quilómetro, sendo impossível ter alastrado para lá". 

Fogo em Tondela 
O maior incêndio do dia de ontem ocorreu em Mosteiro de Fráguas, Tondela (Viseu). Teve início pelas 15h00 e foi combatido por 300 operacionais, apoiados por 83 viaturas e oito meios aéreos. 

Objeto suspeito 
Um objeto suspeito encontrado por um morador na zona afetada pelo fogo de Pedrógão Grande foi entregue à GNR. O engenho reforça as suspeitas da população quanto às causas do incêndio. 

Explosões 
Vários moradores do concelho de Pedrógão Grande dizem ter ouvido "explosões e coisas a rebentar pelos cabeços" durante o incêndio. Habitante diz que "parecia um bombardeamento".

Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário