Penafiel critica Governo por não Aprovar Equipa de Sapadores Florestais - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Penafiel critica Governo por não Aprovar Equipa de Sapadores Florestais


O presidente da Câmara de Penafiel, Antonino Sousa, criticou esta quarta-feira, em comunicado, o Governo por não ter aprovado a constituição de uma equipa de sapadores florestais para aquele concelho.

"Este ano voltamos a apresentar uma candidatura para a criação de uma equipa de sapadores. Infelizmente, apesar de ter sido pontuada com uma boa nota, não foi aprovada", lê-se no documento enviado à Lusa com afirmações do autarca.

O presidente declara-se também surpreendido e insatisfeito com a decisão da tutela, recordando que aquela equipa de sapadores florestais "teria como objetivo trabalhar ao longo de todo o ano na prevenção, limpeza e desmatação, dando continuidade ao trabalho que a autarquia tem vindo a realizar no âmbito da prevenção de fogos florestais".

A edilidade anuncia que vai recorrer da decisão do Governo, recordando Antonino Sousa que a candidatura de Penafiel "mereceu um parecer favorável por deliberação da Comissão Municipal de Defesa da Floresta, tendo sido apresentada em cumprimento de todos os requisitos".

Assinala ainda o autarca que o território de Penafiel integra uma das maiores manchas florestais contínuas do distrito do Porto.

"Todos os dias ouvimos na comunicação social que é preciso apostar na prevenção e depois dizem-nos que não há recursos para apoiar uma equipa de sapadores florestais para uma câmara municipal, como a de Penafiel", lamenta o presidente.

No comunicado evidencia-se, a concluir, que Penafiel concluiu, em dezembro de 2016, o seu plano municipal da defesa da floresta contra incêndios e criou a primeira equipa de rescaldo constituída apenas por bombeiros, "uma equipa", assinala a autarquia, "elogiada pela Autoridade Nacional da Proteção Civil".

JN

Sem comentários:

Enviar um comentário