Incendiário da Madeira Condenado a 14 Anos de Prisão - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Incendiário da Madeira Condenado a 14 Anos de Prisão


O homem suspeito de ter ateado o incêndio que provocou três mortos no Funchal, em agosto de 2016, foi, esta quinta-feira, condenado a 14 anos de prisão.

Paulo Gonçalves foi condenado por homicídio negligente grosseiro e crime florestal.

O arguido era suspeito de, a 8 de agosto, na freguesia de São Roque, nos arredores do Funchal, ter posto fogo numa área florestal que, devido às condições atmosféricas [altas temperaturas (37 graus centígrados), tempo seco e vento forte (70 quilómetros/hora)] que se propagou a uma vasta área do concelho.

No dia 9 de agosto, o fogo atingiu áreas no centro do Funchal e três mulheres morreram carbonizadas nas suas residências.

Paulo Gonçalves foi detido no dia em que o incêndio deflagrou e logo se tornaram conhecidos os seus antecedentes criminais, onde constava um julgamento efetuado em 2010, em que foi absolvido da acusação de provocar um incêndio nas instalações de uma empresa na freguesia de Santo António, juntamente com outras três pessoas.

Na leitura dos factos referentes ao incêndio de agosto de 2016, no início do julgamento, o juiz Filipe Câmara referiu que o arguido agiu "em consciência, de livre vontade e deliberadamente", sabendo que o fogo iria assumir grandes proporções, pondo em perigo pessoas e bens.

No entanto, quando foi ouvido em sede de interrogatório no tribunal de Instrução Criminal, o arguido alegou que só queria "limpar o mato", perto da casa onde vivia.

O resultado, no entanto, foi um incêndio de enormes proporções, que provocou a morte de três pessoas, 600 desalojados e deslocados, danos em três centenas de casas e uma vasta área florestal devastada, tendo os prejuízos sido avaliados em 157 milhões de euros pelo Governo Regional da Madeira.

JN

Sem comentários:

Enviar um comentário