Financiamento Estatal aos Bombeiros "é ridículo" - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 9 de julho de 2017

Financiamento Estatal aos Bombeiros "é ridículo"

Ridículo. Foi este o adjetivo usado pelo presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, para classificar a verba que o Estado dá, em 2017, 25,7 milhões de euros para financiar as 435 corporações de voluntários do país.

"Os bombeiros, como se viu em Pedrógão Grande, enfrentam a morte sem que o Governo lhes dê qualquer incentivo", afirmou, lembrando que um bombeiro morreu e quatro ficaram gravemente feridos ao tentarem desencarcerar um automobilista apanhado pelas chamas.

O líder da Liga falava nos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro que hoje celebraram os 32 anos da fundação da associação humanitária.

Ato em que, o presidente da Direção, Manuel Tibo homenageou o autarca local, Joaquim Cracel e o Comandante, José Dias.

Jaime Marta Soares disse que a maioria das corporações atravessa uma situação financeira "gravíssima" agravada pelo facto de o Governo lhes dever 30 milhões de euros de serviços de transporte de doentes ainda não pago.

Afirmou que não foram os bombeiros quem falhou na tragédia de Pedrogrão Grande, garantindo que "fizeram muito bem o que tinham que fazer".

"Vamos exigir, até ao fim, que se saiba o que se passou em Pedrogão", acentuou.

Lembrou que há 30 mil bombeiros voluntários em Portugal, a que acrescem 15 mil na reserva e outros tantos no quadro de honra.

"Somos responsáveis por 98 por cento da atividade de proteção civil, por 96 por cento dos efetivos de combate aos incêndios e 95 por cento das atividades do INEM", frisou.

O comandante da Liga garantiu que o organismo se continuará a bater pela Carta Social do Bombeiro e pela reposição da medida, entretanto revogada, que previa que os anos de serviço como voluntário contassem, em 25 por cento e mediante pagamento, para a reforma.

JN

Sem comentários:

Enviar um comentário