Viseu Adjudica Novo Quartel dos Bombeiros Municipais - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Viseu Adjudica Novo Quartel dos Bombeiros Municipais


A Câmara de Viseu aprovou hoje a adjudicação do novo quartel dos bombeiros municipais, que ficará situado no aeródromo municipal e que custará cerca de 800 mil euros.

Com um prazo de execução de um ano, esta obra é "mais um passo importante" no sentido de concentrar vários meios da proteção civil no aeródromo municipal, disse aos jornalistas o presidente da Câmara, Almeida Henriques, no final da reunião do executivo.

"Faltava ter o quartel, um projeto financiado por fundos comunitários, que tem um valor muito significativo, de quase 800 mil euros, e um prazo de execução de 365 dias", frisou.

Segundo o autarca, com o novo quartel será possível "realojar em melhores condições" os Bombeiros Municipais de Viseu e também ficar "com capacidade para acolher outras forças" que durante o verão prestam serviço na cidade.

"Também permite cumprir as regras do ponto de vista da igualdade de género, porque nós ainda não temos nenhuma mulher bombeira nos municipais", afirmou, fazendo votos para que surja alguma candidata no concurso que está a decorrer para reforço de efetivos.

Almeida Henriques lembrou a ambição de ter instalado no aeródromo um Centro Nacional de Operações de Socorro alternativo e também a intenção de transferir para lá o Comando Distrital de Operações de Socorro.

"Estamos a dar mais um passo para, no futuro, ficarmos com toda a vertente da proteção civil concentrada naquele espaço físico, com desafogo, com boas condições, com vários meios ali a poderem ser operacionalizados", frisou.

O autarca garantiu que o executivo se preocupa muito com a área da proteção civil, lembrando que ainda na semana passada foi disponibilizada a cartografia das redes de defesa da floresta contra incêndios detalhada e atualizada e apresentada a rede municipal de pontos de água para abastecimento dos meios aéreos, terrestres e mistos.

Por outro lado, é sua intenção abrir um procedimento concursal para a criação de uma equipa de sapadores florestais nos Bombeiros Municipais de Viseu, atendendo à exclusão da candidatura formalizada pela autarquia junto do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

"Estamos a criar condições objetivas para fazer um trabalho sério, num domínio que é crítico", garantiu, acrescentando que, no entanto, "há questões de fundo que têm de ser resolvidas" pelo Governo, como o ordenamento da floresta e a questão da sua propriedade.

Após a reunião de Câmara de hoje, foi lançada a obra da cobertura do recreio da Escola Básica Mestre Arnaldo Malho, que representa um investimento de 140 mil euros.

Para além da construção do recreio, a obra inclui "a aplicação de um pavimento confortável e seguro para as crianças e a construção de sanitários de apoio ao espaço".

Noticias ao Minuto

Sem comentários:

Enviar um comentário