Mais Área Ardida no Distrito do Porto - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Mais Área Ardida no Distrito do Porto


O Porto foi o distrito com mais área ardida no ano passado e onde se registaram mais ignições de incêndios. 

Este dados serviram como mote para o arranque do projeto de prevenção de incêndios da GNR, ontem, em Gondomar. Centenas de militares vão sensibilizar donos de terrenos para os perigos dos incêndios e identificar situações de perigo. 

"Este ano, o programa – que decorre a nível nacional – começa no Porto porque os números são significativos. O objetivo é salvaguardar as pessoas e também a floresta", começou por explicar o comandante territorial do Porto, Vítor Mesquita Fernandes, que apresentou o programa ‘Prevenir Já’, em Gondomar. Lembrou que entre "80% a 90% dos incêndios têm causa humana" e frisou que este é um dado "que não pode ser ignorado". Marco Martins, presidente da Câmara de Gondomar, afirmou que neste projeto estão incluídas 243 freguesias do distrito e que o início é imediato, tendo em conta o calor que se faz sentir nesta altura. 

"Tivemos um inverno pouco rigoroso por isso temos de estar atentos e preparados para o verão que se adivinha mais complicado", explicou o autarca garantindo, que, "numa primeira fase, vão ser abordados os proprietários dos terrenos e, só depois, atuar em conformidade com a infração". O programa começou em Santarém e depois estendeu-se a Lisboa e Leiria. Este ano, chegou ao Porto. O Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro e o SEPNA da GNR também estão envolvidos no projeto.

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário