Póvoa de Lanhoso acolheu pela primeira vez em Portugal a iniciativa Rescue Days. Cerca de duas centenas de bombeiros de várias corporações do país passaram o fim de semana a aprender novas técnicas de salvamento em cenários "reais".
Com a orientação de seis formadores internacionais, um dos quais da Ferrari, habituado a situações de alto risco em competições automobilísticas, a vila da Póvoa de Lanhoso acolheu pela primeira vez em Portugal a iniciativa Rescue Days, este fim de semana.
A iniciativa abrangeu a formação nas áreas de desencarceramento, estabilização e área de trauma. Nos simulacros de acidente foram utilizados automóveis novos, cedidos pela marca Renault, para seguir todas as tendências de novas viaturas "com as suas componentes elétricas e as automáticas".
"O mais importante foi passarmos a mensagem aos nossos bombeiros sobre as novas tecnologias e as formas inovadoras de trabalhar", explicou ao JN Fernando Matos, responsável da empresa organizadora, a Interfire, de Santo Tirso, sob a coordenação dos técnicos da Weber Rascue Systems.
Antónion Esteban, um dos seis formadores, referiu ao JN que "o desenvolvimento de novos automóveis, cada vez mais sofisticados, leva à necessidade de frequentemente levarmos a cabo estas demonstrações, para dar mais e melhor formação aos bombeiros portugueses".
O evento foi apoiado pelos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso e pela Câmara Municipal local.
Fonte: JN
Sem comentários:
Enviar um comentário