Vieira do Minho é Referência no Uso de Fogo Controlado - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sábado, 11 de março de 2017

Vieira do Minho é Referência no Uso de Fogo Controlado


“Vieira do Minho é um bom exemplo da prática de gestão de combustíveis através de fogos controlados como um dos objectivos de combate e prevenção de incêndios florestais”. As palavras são de António Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, que ontem realizou uma acção de formação de uso de Fogo Controlado. 

O encontro contou com a presença de cerca de 30 operacionais dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho, GNR, Grupo de Intervenção Protecção e Socorro (GIPS), Polícia Municipal de Vieira do Minho, Autoridade Nacional de Protecção Civil, Força Especial de Bombeiros e várias equipas de sapadores florestais.

O autarca destacou que o concelho a que preside foi o que mais recorreu ao uso do fogo controlado no ano passado em todo o distrito de Braga. “Tivemos mais de 300 hectares de fogo controlado. Este ano vamos pelo mesmo caminho”, frisou António Cardoso.

O autarca vieirense salientou ainda que o município já apresentou 42 candidaturas para investimento e valorização do espaço florestal, numa área superior a dois mil hectares. O investimento ronda os três milhões de euros.

O comandante Operacional Distrital de Braga da Autoridade Nacional de Protecção Civil, Hermenegildo Abreu lembrou a importância da realização de acções de formação do uso do fogo controlado. 
“Esta acção serve para explicar à população que o fogo faz parte do combate aos incêndios e da gestão florestal. A pessoas têm de perceber que os bombeiros não estão a incendiar, mas sim a usar o fogo para extinguir os incêndios”, destacou Hermenegildo Abreu.

O responsável referiu-se a Vieira do Minho como um exemplo a seguir. “Vieira do Minho é exemplo no uso do fogo controlado. Está muito à frente e espero que outros municípios agarrem neste exemplo e o coloquem em prática”, disse Hermenegildo Abreu.

Fonte: http://www.correiodominho.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário