![]() |
Foto: Miguel Oliveira |
A Câmara Municipal de Matosinhos vai inaugurar esta quarta-feira uma Central de Comunicações que será partilhada pela Proteção Civil, Polícia Municipal, sistema de salvamento balnear e bombeiros, permitindo uma resposta mais rápida na emergência e socorro.
O novo equipamento teve um investimento de 150 mil euros, financiado em 39 mil euros por fundos comunitários.
“Até agora, a proteção civil tinha a sua central, os bombeiros tinham outra, tal como a polícia, mas agora todas estas forças de intervenção têm uma sala única, aumentando a coordenação entre si”, explicou a vereadora da Proteção Civil da Câmara de Matosinhos, Maria de Lurdes Queirós.
Esta nova central irá permitir uma maior agilização de meios e articulação entre as entidades, diminuindo o tempo de resposta à população, considerou.
Integrada a partir de agora no Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP), a Central de Comunicações continuará a garantir o atendimento de chamadas de emergência 24 horas por dia e 365 dias por ano, como acontece desde 2010, realçou.
Maria de Lurdes Queirós explicou que a ligação à SIRESP irá permitir ter todos os aparelhos móveis permanentemente localizados graças à coordenação com o sistema de georreferenciação municipal.
Esta faculdade, única entre os sistemas de proteção civil municipais do país, possibilitará uma rápida definição da estratégia operacional a colocar no terreno.
Este trabalho em rede, onde todos falam a mesma linguagem, é importante para a comunidade porque agiliza o tempo de resposta no socorro, considerou.
A nova central é partilhada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, Polícia Municipal, Sistema de Salvamento Balnear e pelas corporações dos Bombeiros Voluntários de Leixões, de Matosinhos Leça e São Mamede Infesta.
Fonte: http://www.porto24.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário