Antes do próximo Verão deverá ter início uma ‘Escola de Bombeiros’ que dará formação a 22 candidatos que já estarão a ser selecionados pela Câmara Municipal do Funchal com vista a reforçar a estrutura municipal de protecção civil. A formação decorrerá no Funchal e em Lisboa.
Domingos Rodrigues confirmou a abertura deste curso de bombeiros no dia em que a CMF inicia o programa da Semana da Protecção Civil.
“Estamos a comemorar o Dia Internacional da Protecção Civil que é a 1 de Março. Não vamos ter um dia, mas uma semana cheia de actividades. Começamos, hoje, com uma conferência que tem um tema que é ‘A Protecção Civil numa comunidade resiliente’”, informa o vereador com o pelouro da protecção civil.
O objectivo desta primeira conferência, que decorreu no Teatro Baltazar Dias, foi debater a postura comunidade perante as catástrofes.
“Aquilo que deve ser percepção das nossas vulnerabilidades e da nossa capacidade de resistir às catástrofes naturais e tecnológicas que assolam a nossa comunidade há muitos anos”, justifica.
A câmara aposta numa maior responsabilização da comunidade, com projectos que envolvem a criação de unidades locais de protecção civil. Grupos que recebem formação e equipamentos para uma primeira intervenção.
“Grande parte dos incêndios, se forem atacados nos primeiros dez minutos, acabam por se extinguir”, refere o vereador. A CMF já tem três núcleos nas freguesias do Monte e São Roque.
“Vai ser dada formação e vão receber meios, desde bombas de águas, mangueiras e outro material para uma primeira intervenção”, adianta o autarca.
Fonte: http://www.dnoticias.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário