Equipamentos que faltavam já foram distribuídos por 28 elementos que estão treinados para intervir em caso de acidente e incêndio
As equipas de bombeiros com treino para intervir em operações de socorro dentro do Túnel do Marão já receberam os equipamentos de protecção individual definitivos. A partir de agora estão prontos para um simulacro que deverá realizar-se até ao final de junho. Pretende-se testar a capacidade de resposta para ocorrências graves, que não se registaram em mais de 10 meses de funcionamento.
A Infraestruturas de Portugal (IP) adianta que a entrega do equipamento ocorreu na semana passada. São 28 “fatos definitivos personalizados e feitos à medida” distribuídos pelas corporações de bombeiros voluntários do concelho de Vila Real (Cruz Branca e Cruz Verde) e do concelho de Amarante (Amarante e Vila Meã).
Até agora, os bombeiros estiveram equipados com fatos provisórios disponibilizados pelo fabricante inglês. Também dispõem de capacete, botas, luvas, cógula, alarme pessoal de segurança, lanterna e um aparelho respiratório isolante de circuito aberto, com dupla garrafa, em material compósito e ultra leve.
Orlando Matos, comandante da Cruz Branca insiste na “necessidade de um veículo apropriado para facilitar o socorro, nomeadamente em caso de incêndio dentro do túnel”. Rui Santos, presidente da Câmara de Vila Real, diz que já falou com o secretário de Estado da Administração Interna, que lhe “garantiu que iria falar com a concessionária para disponibilizar a viatura”. “É uma questão que extravasa o âmbito das competências e atribuições da IP, na qualidade de entidade gestora do Túnel do Marão”, contrapõe a empresa.
por Eduardo Pinto em http://www.radioansiaes.pt

Sem comentários:
Enviar um comentário