As autoridades chilenas decretaram o alerta vermelho nas regiões de Cartagena e Curacaví devido aos incêndios florestais que afetam hoje essas localidades e onde as chamas já devastaram dezenas de hectares.
A Corporação Nacional Florestal (Conaf) informou hoje que o sinistro na zona “Lo Zárate-Quebrada Honda”, na localidade costeira de Cartagena, precisa de ser combatido com todos os meios possíveis, já que as chamas se encontram perto de residências.
A decisão de declarar o alerta vermelho permite a mobilização de “todos os recursos necessários e disponíveis, em apoio adicional ao já providenciado pela Conaf, Bombeiros e o Sistema Nacional de Proteção Civil”, precisou a Oficina Nacional de Emergência (Onemi).
No local encontram-se helicópteros e aviões da Conaf, aeronaves norte-americanas e também o avião cisterna russo Ilyushin-76, que apoia os trabalhos de combate às chamas junto dos bombeiros provenientes de diversas regiões durante os grandes incêndios que afetaram o centro e o sul do Chile.
As autoridades da região de Cartagena detiveram um homem que presumivelmente terá iniciado o incêndio.
Na região de Cuaracaví encontra-se ativo um incêndio florestal no setor “El Naranjo”, que afeta uma superfície de 40 hectares de vegetação.
Há cerca de duas semanas, o centro e sul do Chile foram afetados por gigantescos incêndios que arrasaram mais de 500 mil hectares, provocaram 11 mortos e deixaram milhares de desalojados e prejuízos de milhões de dólares.
Fonte: http://www.dnoticias.pt/

Sem comentários:
Enviar um comentário